A Importância do Contexto Industrial Nacional na Adoção de Políticas para o Aproveitamento Energético do Biogás Oriundo dos Resíduos Sólidos Urbanos.

A Importância do Contexto Industrial Nacional na Adoção de Políticas para o Aproveitamento Energético do Biogás Oriundo dos Resíduos Sólidos Urbanos. QUADROS, RUY; TAVARES, ANDRÉ NEIVA ; SANTOS, GLICIA VIEIRA DOS ; BAJAY, SÉRGIO. Qualit@s (UEPB), v. 17, p. 132, 2016.

Autores: André Neiva Tavares; Ruy de Quadros Carvalho; Glicia Vieira dos Santos, Sérgio Bajay.

RESUMO

O objetivo deste artigo é evidenciar como o contexto industrial é determinante na adoção de políticas públicas de fomento ao aproveitamento energético do biogás de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil. O país gerou 78,6 milhões de toneladas de RSU em 2014, sendo que apenas 58,3% tiveram um destino adequado, a despeito das obrigações da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O aproveitamento energético do biogás de RSU ainda é incipiente no Brasil, mas com uma forte tendência de crescimento, gerando interesse por parte do empresariado nacional e estrangeiro. Embora o biogás não seja uma “bala de prata” para responder aos desafios de suprimento de eletricidade, ele constitui uma das várias opções disponíveis para aprofundar os poucos avanços ocorridos até agora de descentralização da matriz elétrica brasileira, bem como aproveitar um recurso que, em sua maior parte, é subutilizado. O artigo apresenta os desafios próprios do país, o potencial de “adensamento” produtivo e tecnológico, e possíveis novas políticas industriais e tecnológicas de apoio ao aproveitamento energético do biogás de RSU.

PALAVRAS CHAVE: Biogás. Resíduos sólidos urbanos. Energia do lixo. Gestão de
tecnologia. Políticas públicas.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

Notícias

Siga-nos

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.