Aprendendo a inovar: padrões de gestão da inovação tecnológica em empresas brasileiras.

Aprendendo a inovar: padrões de gestão da inovação tecnológica em empresas brasileiras.QUADROS, Ruy. Texto apresentado na VIII Conferência Nacional da ANPEI, 2008, 30 p

Autores: Ruy de Quadros Carvalho.

RESUMO

A pesquisa em que este texto se baseia buscou examinar se e como o tamanho da empresa industrial, seu pertencimento a grupo transnacional estrangeiro ou a grupo brasileiro e o tipo de regime tecnológico prevalecente no seu setor, interagem para constituir padrões distintos de adoção de rotinas e formas de organização da gestão da inovação tecnológica. A pesquisa empírica foi realizada em uma amostra de 50 empresas industriais brasileiras, com base em hipóteses elaboradas a partir da discussão da literatura (e da polêmica) mais recente sobre o tema, com foco, sobretudo, num modelo de referência do macro processo de gestão estratégica da inovação. Os achados da investigação sugerem que a principal diferença entre as empresas pesquisadas, que determina em grande medida a complexidade e o escopo das rotinas de gestão da inovação que adotam, relaciona-se com o posicionamento inovativo da empresa, isto é, com a inclusão ou não da inovação entre seus objetivos estratégicos – e com a correspondente busca de capacitação para isso. A maior parte das empresas pesquisadas tem uma visão de natureza mais tática do que estratégica da inovação, orientando-se muito para a adoção de mudanças incrementais em seus produtos e processo. Assim, verificou-se que as práticas gerenciais mais disseminadas entre as empresas industriais da amostra foram aquelas relacionadas com o gerenciamento tático do desenvolvimento de produtos/processos – como os funis de inovação ou processos decisórios estágio-portão.

PALAVRAS CHAVE: Empresa industrial, gestão da inovação tecnológica, estratégia da inovação.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

Notícias

Siga-nos

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.