Colaboração Para Inovação Tecnológica: Escolhas e Decisões que Fazem a Parceria Funcionar. TUCCORI, SONIA REGINA MANGIAVACCHI ; JÚNIOR, EDUARDO LUPPI ; CARVALHO, RUY DE QUADROS ; DOS SANTOS, GLICIA VIEIRA . Future Studies Research Journal, v. 6, p. 172-220, 2014.

Autores: Sonia Regina Mangiavacchi Tuccori; Eduardo Luppi Júnior; Ruy de Quadros Carvalho; Glicia Vieira dos Santos.

RESUMO

Neste artigo, o objetivo é compreender a relação entre estratégias e formas organizacionais colaborativas para inovação e a definição de sua posição na estrutura de poder da empresa. Será utilizada a estratégia de estudo de caso para compreender as especificidades e a proposta de valor do modelo de gestão de redes de inovação de uma empresa brasileira do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Para alcançarem êxito, num ambiente marcado pelo aumento da competição global, as empresas necessitam desenvolver e aprender com uma estrutura e uma cultura de trabalho inovadoras. Isso porque, com o encurtamento veloz do ciclo de vida dos produtos, haveria necessidade de inovar com maior periodicidade e de desenvolver tecnologias, processos, produtos e/ou serviços de forma mais eficiente. Ademais, dado o aumento da complexidade de produtos, tecnologias e processos, observa-se uma expansão dos custos e dos riscos para inovar, elevando a incerteza e as pressões sobre o orçamento de P&D+i (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Ao mesmo tempo em que se verifica a necessidade da interdisciplinaridade por meio da cooperação.

PALAVRAS CHAVE: Colaboração tecnológica. Redes de inovação. Gestão de parcerias. Estratégia e estrutura. Governança.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.