Gestão Estratégica de P&D+i em uma Empresa Pública do Setor Elétrico Brasileiro.

Gestão Estratégica de P&D+i em uma Empresa Pública do Setor Elétrico Brasileiro. CARVALHO, RUY DE QUADROS; SANTOS, G. V. ; BARROS NETO, M. C. . Revista Gestão & Tecnologia, v. 15, p. 32-67, 2015.

Autores: Glicia Vieira dos Santos; Ruy de Quadros Carvalho; Manoel clementino de Barros Neto.

RESUMO

O objetivo deste paper é mostrar as condições e o potencial para a melhora da eficiência, eficácia e efetividade do programa de P&D regulado pela ANEEL. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação: o modelo proposto e testado é fruto da reflexão e resolução de questões organizacionais críticas, aplicadas em uma empresa pública do setor de energia elétrica. A abordagem proposta neste trabalho consiste na estruturação dos processos e ferramentas relacionados à gestão da P&D orientada à inovação (P&D+i) e alinhada à estratégia empresarial. Esses processos compreendem a adoção de procedimentos e ferramentas estruturados e integrados para gerenciar os fluxos decisórios envolvidos no processo de inovação.

PALAVRAS CHAVE: Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Regulamentação.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

Notícias

Siga-nos

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.