Inovação em Serviços e sua Gestão: um balanço das teorias internacionais contemporâneas.

Inovação em Serviços e sua Gestão: um balanço das teorias internacionais contemporâneas. LENHARI, L. ; QUADROS, R. Revista Gestão & Conexões, v. 2, p. 75-101, 2013.

Autores: Luciana Cristina Lenhari; Ruy de Quadros Carvalho.

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar o atual estado da arte das discussões acerca do tema inovação em serviços e sua gestão. Para tanto, recorre a uma revisão crítica da literatura com base nos principais autores que vêm se dedicando a essa discussão nas últimas décadas. Dessa revisão resultou uma síntese de como o debate foi construído, seus principais avanços e gargalos, notadamente quando o foco é gestão da inovação. Conclui-se que o campo da gestão da inovação em serviços representa um excelente oportunidade de pesquisa para os próximos anos, com espaço para a proposição de “novos” modelos que possam ser mais adequados para as empresas de serviços que atuam no contexto brasileiro.

PALAVRAS CHAVE: Inovação em serviços; Gestão da inovação em serviços; Modelos de inovação em serviços.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

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