
Autores: Ruy de Quadros Carvalho (Organizador); Flávia L. Consoni; Afonso Fleury; João Amato; David Nakano; Edmundo Inácio Júnior; Cássio Garcia da Silva.
RESUMO
Este capítulo apresenta o mapeamento da Cadeia Aeronáutica Brasileira (CAB), enfatizando a produção de conhecimento relevante para a formulação de políticas de adensamento dessa cadeia no país. A Seção 2.1 contém o quadro teórico-conceitual segundo o qual o estudo foi conduzido. Procurou-se combinar conceitos recentes elaborados no âmbito da pesquisa sobre a atividade de integração de sistemas de produtos complexos com avanços na teoria da governança (coordenação) de cadeias de valor globais. Uma vez que essa teoria aborda as características e determinantes das relações entre atores e atividades interdependentes em cadeias de valor – incluindo a definição sobre quanto, como e onde produzir – considera-se que é um marco promissor para a compreensão das questões colocadas pelos principais objetivos do projeto. A Seção 2.2 apresenta uma caracterização dos parceiros de risco da cadeia de valor do programa Embraer 170/190, que é o principal foco do relatório, uma vez que foi esse programa que efetivamente levou boa parte de seus parceiros de risco a se definirem como sub integradores de sistemas, com repercussões importantes sobre a coordenação da cadeia. A Seção 2.3 mostra um detalhado estudo dos fornecedores nacionais da CAB, considerando seus principais grupos de atividade: fornecedores de bens, de processos industriais, de ferramental e de serviços técnicos e de engenharia. São definidos seus atributos econômicos básicos, seu aprendizado tecnológico e a interação comercial e tecnológica com a Embraer. Também é abordada a percepção desses fornecedores quanto a suas fragilidades, aos obstáculos e às perspectivas para incrementar a atividade de exportação, bem como sua apreciação acerca dos problemas de financiamento, programas de crédito do BNDES e políticas públicas de fomento ao desenvolvimento do setor. A Seção 2.4 ressalta as principais contribuições do mapeamento da CAB para o principal objetivo do projeto BNDES/Unicamp: identificar oportunidades e ameaças ao adensamento da cadeia produtiva da indústria aeronáutica no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados no estudo estão descritos no Anexo 1, abrangendo a estratégia metodológica da pesquisa, a definição dos procedimentos de coleta de informações com os principais fornecedores da cadeia e a definição da amostra.
PALAVRAS CHAVE: Cadeia aeronáutica Brasileira, política de adensamento, produção de conhecimento.
O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.
LABGETI / UNICAMP Transforming Innovation Management: Implications of Digitalization for the Organization and Management of Innovation in Leading Brazilian Incumbents. Quadros, Ruy. Vieira, Glicia. Franco,
LABGETI / UNICAMP The Anatomy of a Corporate Venture Builder Factors influencing Failure. Kitsuta, Carla M. Quadros,Ruy. The Anatomy of a Corporate Venture Builder Factors
LABGETI / UNICAMP Digital Transformation and New Business Models in Urban Mobility: The Case of Carsharing in Brazil. “Gonzalez, Pietro Pizao. Quadros, Ruy. Digital Transformation