Mapeamento da Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira (CAB).

Mapeamento da Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira (CAB). QUADROS, Ruy (Coord.). FLEURY, Afonso. AMATO, João. NAKANO, David. CONSONI, Flávia. INÁCIO Jr., Edmundo. SILVA, Cássio. In: MONTORO, Guilherme. MIGON, Márcio. Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira: oportunidades e desafios. Rio de Janeiro: BNDES, 2009. cap. 2, p. 71-196.

Autores: Ruy de Quadros Carvalho (Organizador); Flávia L. Consoni; Afonso Fleury; João Amato; David Nakano; Edmundo Inácio Júnior; Cássio Garcia da Silva.

RESUMO

Este capítulo apresenta o mapeamento da Cadeia Aeronáutica Brasileira (CAB), enfatizando a produção de conhecimento relevante para a formulação de políticas de adensamento dessa cadeia no país. A Seção 2.1 contém o quadro teórico-conceitual segundo o qual o estudo foi conduzido. Procurou-se combinar conceitos recentes elaborados no âmbito da pesquisa sobre a atividade de integração de sistemas de produtos complexos com avanços na teoria da governança (coordenação) de cadeias de valor globais. Uma vez que essa teoria aborda as características e determinantes das relações entre atores e atividades interdependentes em cadeias de valor – incluindo a definição sobre quanto, como e onde produzir – considera-se que é um marco promissor para a compreensão das questões colocadas pelos principais objetivos do projeto. A Seção 2.2 apresenta uma caracterização dos parceiros de risco da cadeia de valor do programa Embraer 170/190, que é o principal foco do relatório, uma vez que foi esse programa que efetivamente levou boa parte de seus parceiros de risco a se definirem como sub integradores de sistemas, com repercussões importantes sobre a coordenação da cadeia. A Seção 2.3 mostra um detalhado estudo dos fornecedores nacionais da CAB, considerando seus principais grupos de atividade: fornecedores de bens, de processos industriais, de ferramental e de serviços técnicos e de engenharia. São definidos seus atributos econômicos básicos, seu aprendizado tecnológico e a interação comercial e tecnológica com a Embraer. Também é abordada a percepção desses fornecedores quanto a suas fragilidades, aos obstáculos e às perspectivas para incrementar a atividade de exportação, bem como sua apreciação acerca dos problemas de financiamento, programas de crédito do BNDES e políticas públicas de fomento ao desenvolvimento do setor. A Seção 2.4 ressalta as principais contribuições do mapeamento da CAB para o principal objetivo do projeto BNDES/Unicamp: identificar oportunidades e ameaças ao adensamento da cadeia produtiva da indústria aeronáutica no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados no estudo estão descritos no Anexo 1, abrangendo a estratégia metodológica da pesquisa, a definição dos procedimentos de coleta de informações com os principais fornecedores da cadeia e a definição da amostra.

PALAVRAS CHAVE: Cadeia aeronáutica Brasileira, política de adensamento, produção de conhecimento.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.