Organização para a inovação: Integrando estratégia, estrutura e processos de gestão.

ORGANIZAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRANDO ESTRATÉGIA, ESTRUTURA E PROCESSOS DE GESTÃO. VIEIRA, G. ; QUADROS, R. . DESAFIO ONLINE, v. 5, p. 200-220, 2017.

Autores: Glicia Vieira; Ruy de Quadros Carvalho.

RESUMO

O objetivo deste ensaio teórico foi compreender se existe conexão entre estratégia, estrutura e processos para a gestão da inovação tecnológica. Para tanto, a estratégia de pesquisa utilizada compreendeu revisão de literatura (nacional e internacional), para aprofundar a compreensão do fenômeno estudado. Os resultados da pesquisa teórica mostram que existe uma relação entre estratégia, estrutura e processos de gestão para a inovação e, ainda, que tais elementos se imbricam mutuamente (co-evoluem). Isto porque, ao lidarem com os desafios colocados pela competitividade em seu ambiente (setor/mercado) de atuação, as empresas formulam estratégias que dependem da exploração de seus recursos e capacidades e, ainda, de sua habilidade de se organizar para explorá-los. Para isso, as empresas formalizam estruturas, sistemas de controles gerenciais e políticas de recompensas para colaboradores, os quais estarão implicados em e dos quais dependerão tais mudanças. Socialmente construídos com base em suas especificidades, tais arranjos perseguem a implementação. Eles são uma aposta para o êxito de sua estratégia, podendo resultar em vantagens competitivas sustentáveis.

PALAVRAS CHAVE: Estrutura, estratégia, gestão da inovação tecnológica.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

Notícias

Siga-nos

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.