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Seleção de Bolsista BAS Unicamp – Projeto LAGERE-GRI

O Laboratório de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais (LAGERE-GRI), do Instituto de Geociências da Unicamp, está selecionando entre os alunos de graduação da instituição bolsistas BAS para o projeto de implementação do LAGERE-GRI. As inscrições podem ser feitas pelo sistema da Unicamp, e as informações seguem abaixo:

Título do Projeto: Implantação do Laboratório de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais (LAGERE-GRI

Área do Projeto: Aprimoramento técnico – Humanas

Unidade de desenvolvimento do projeto: IG – Instituto De Geociencias

Campus do Projeto: Campinas

Local específico de desenvolvimento do projeto: Laboratório de Produção Didática em Geografia /LAGERE-GRI

Período para a realização das atividades do bolsista: Horário Flexível

O projeto está sendo apoiado ou financiado por entidade(s) ou órgão(s): Não

Número de bolsistas solicitados: 2

Área do curso: Humanas

Resumo do Projeto:
O Laboratório de Geografia Regional e de Geografia das Relações Internacionais (LAGERE-GRI), a ser certificado no âmbito do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/Unicamp), fará uso compartilhado com o Laboratório de Produção Didática em Geografia (ambos coordenados pela proponente) e sediará o Grupo de Pesquisa “Geografia das Relações Internacionais” certificado pelo CNPq. O LAGERE-GRI visa criar um espaço de debate e aprofundamento teórico e prático nestas áreas de conhecimento, implementando ações de formação, de verificação e de colaboração, mas também buscando contribuir no entendimento da Geografia Regional da América Latina e da Geografia das Relações Internacionais, uma peculiaridade de estudos transdisciplinares que poucos cursos de Geografia apresentam no Brasil. Seus principais objetivos são:
(i) Promover pesquisas em diversos níveis a respeito da Geografia Regional e da Geografia das Relações Internacionais, suas vertentes de análise e principais temas de debate;
(ii) Ser um centro de concertação das atividades de pesquisa e reflexão na área de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais;
(iii) Desenvolver atividades de extensão junto à comunidade externa da Unicamp, a fim de atualizar constantemente os debates a respeito de temas atuais do mundo;
(iv) Realizar eventos na área e participar em fóruns já consolidados de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de Geografia, Relações Internacionais e outras afins, a fim de promover e expandir o conhecimento e debate na área.
O LAGERE-GRI buscará viabilizar a divulgação de dados e informações gerados e/ou compilados e/ou coletados na esfera das atividades vinculadas aos projetos do Laboratório, a partir da participação de professores das áreas, estudantes e convidados em Grupos de Estudos, para o fortalecimento da base teórica sobre os temas pertinentes ao Laboratório e realização de ações que proponham a circulação do conhecimento produzido.

Ações e detalhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo(s) bolsista(s):
Implantação do Laboratório de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais (LAGERE-GRI
Auxiliar o grupo de estudos de Geografia das Relações Internacionais (organização, distribuição de material, armazenamento, convites, marcação de atividades etc); – Auxiliar na atualização e inclusão de informações e materiais no sítio eletrônico (em construção, com financiamento pago pelo PPGGeo) visando a reunião de todas as informações necessárias relativas à composição e às atividades desenvolvidas pelo GRI/LAGERE; – Auxiliar na organização do Drive (arquivos) para compartilhamento de obras e materiais, sobretudo de autores citados no grupo de estudos; – Criar e manter o Blog “Observatório GRI+GRAL” contendo Newsletter/Informe e que reúna periodicamente as principais notícias relacionadas aos eixos de trabalho do LAGERE-GRI; – Auxiliar na criação de uma Rede de Laboratórios e Grupos de Pesquisa no Brasil (uma base de dados), coletando e se comunicando com Grupos de Pesquisa e Laboratórios em Universidades Brasileiras que desenvolvam pesquisas a respeito da Geopolítica, Regional da América Latina e Caribe, de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais; – Auxiliar na criação e manutenção de uma Mapoteca GRI e GRAL (Geografia da América Latina e Caribe, com a criação de um Arquivo Cartográfico da América Latina e do Caribe, verificando as cartografias que são necessárias para compreender a região; – Auxiliar na organização de Ciclos de Debates no Canal do LAGERE-GRI; – Secretariar as atividades do Laboratório presencialmente (facilitando a interlocução entre os participantes, no atendimento de demandas do público alvo) e de tarefas em ambientes virtuais (sítio eletrônico, redes sociais, repositórios etc.)

Objetivos:
Auxiliar na implementação do Laboratório de Geografia Regional e de Geografia das Relações Internacionais (LAGERE-GRI), abarcando parte das rotinas cotidianas de um laboratório de pesquisa, ensino e extensão como informações, requisições e questionamentos de público alvo e na atualização e alimentação de informações e dados em ambientes virtuais como sítio eletrônico, redes sociais e repositórios do Laboratório.
Específicos: – Criar e manter o Blog “Observatório GRI+GRAL” contendo Newsletter/Informe e que reúna periodicamente as principais notícias relacionadas aos eixos de trabalho do LAGERE-GRI; – Auxiliar na criação de uma Rede de Laboratórios e Grupos de Pesquisa no Brasil (uma base de dados), coletando e se comunicando com Grupos de Pesquisa e Laboratórios em Universidades Brasileiras que desenvolvam pesquisas a respeito da Geopolítica, Regional da América Latina e Caribe, de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais; – Auxiliar na criação e manutenção de uma Mapoteca GRI e GRAL (Geografia da América Latina e Caribe, com a criação de um Arquivo Cartográfico da América Latina e do Caribe, verificando as cartografias que são necessárias para compreender a região; – Auxiliar na organização de Ciclos de Debates no Canal do LAGERE-GRI; Secretariar as atividades do Laboratório presencialmente (facilitando a interlocução entre os participantes, no atendimento de demandas do público alvo) e de tarefas em ambientes virtuais (sítio eletrônico, redes sociais, repositórios etc.)

Justificativa quanto à relevância para o(a) estudante e para a universidade ou comunidade externa:
A proposta central de trabalho no LAGERE-GRI é o desenvolvimento de pesquisas com foco na América Latina e Caribe pela perspectiva da ciência geográfica e das Relações Internacionais. As atividades que se pretende realizar constituem-se em um diferencial para a instituição, em razão de sua inserção em um circuito estratégico de debates a respeito dos caminhos traçados pelo Brasil e pelos países latino-americanos e caribenhos no sistema internacional, de forma que a importância da implementação de um laboratório focado nesses temas e áreas de estudos é efetiva. Os bolsistas certamente vivenciarão um ambiente de atividades de pesquisa e extensão que contribuirão para a sua formação como geógrafos. A implementação do LAGERE-GRI visa criar um espaço de debate e aprofundamento teórico e prático nestas áreas de conhecimento, implementando ações de formação, de verificação e de colaboração, mas também buscando contribuir no entendimento da Geografia Regional da América Latina e da Geografia das Relações Internacionais, uma peculiaridade de estudos transdisciplinares que poucos cursos de Geografia apresentam no Brasil.

Resultados esperados:
Espera-se com este auxílio, a implementação do novo Laboratório, com efetivo desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com compartilhamento de resultados de pesquisas e estudos, possibilitando aumentar a sinergia e potência de trabalhos e pesquisas, muitas vezes desenvolvidos de forma solitária, segmentada e individual. A consolidação deste Laboratório será um marco que auxiliará na construção de uma identidade de grupo de pesquisa, refinando o sentido de pertencimento a um grupo de trabalho.

Cronograma de execução:
Os bolsistas semanalmente se revezarão nas atividades presenciais no Laboratório no Instituto de Geociências e nas atividades desenvolvidas em ambientes virtuais (“internet”), compondo 10 horas de atividades individuais a serem executadas em horários flexíveis que atendam os diferentes turnos de maior circulação (especialmente manhã e tarde para atividades presenciais,), mas eventualmente uma noite na semana para atividades virtuais.

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