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Seleção de Bolsista BAS Unicamp – Projeto Observatório das Autonomias Indígenas no Oriente da Bolívia

O Laboratório de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais (LAGERE-GRI), do Instituto de Geociências da Unicamp, está selecionando entre os alunos de graduação da instituição bolsistas BAS para o projeto Observatório das Autonomias Indígenas no Oriente da Bolívia: a experiência da Nação Guarani na gestão autonômica do território em Charagua Iyambae. As inscrições podem ser feitas pelo sistema da Unicamp, e as informações seguem abaixo:

Título do Projeto: Observatório das Autonomias Indígenas no Oriente da Bolívia: a experiência da Nação Guarani na gestã

Área do Projeto: Aprimoramento técnico – Humanas

Unidade de desenvolvimento do projeto: IG – Instituto De Geociencias

Campus do Projeto: Campinas

Local específico de desenvolvimento do projeto: Laboratório de Produção Didática em Geografia /LAGERE-GRI

Período para a realização das atividades do bolsista: Horário Flexível

O projeto está sendo apoiado ou financiado por entidade(s) ou órgão(s): Não

Número de bolsistas solicitados: 2

Área do curso: Humanas

Resumo do Projeto:
O Projeto é intitulado de Observatório das Autonomias Indígenas no Oriente da Bolívia: a experiência da Nação Guarani na gestão autonômica do território em Charagua Iyambae. A prática de perseguição e extermínio dos povos originários na América Latina ocorre desde o século XVI e segue, ainda que com modificações, no período republicano. Desde então, os povos originários se organizam e traçam estratégias pela conquista e garantias de seus direitos, em especial o respeito ao território ancestral, à autodeterminação, autogoverno e modo de ser, a cosmovisão mesma. O último episódio dessa longeva luta é representando pelo surgimento de um novo modelo de Estado latino-americano, o Estado Plurinacional, cuja experiência mais proeminente vem sendo protagonizado pela Bolívia, hoje Estado Plurinacional da Bolívia, instituído pela Constituição boliviana de 2009. A grande novidade é a constitucionalização da autonomia indígena como ente territorial do Estado Plurinacional, possibilitando aos povos e nações indígenas, originários e campesinos da Bolívia a retomada e autogoverno de seus territórios ancestrais, constituindo leis e estatutos em consonância aos valores e modo de vida próprios. A primeira experiência concreta de um governo autonômico indígena na Bolívia foi protagonizada pela Nação Guarani, a partir da conversão do ex-município Charagua em Autonomia Indígena Guarani Charagua Iyambae, conformando o primeiro autogoverno originário sob a égide da Constituição de 2009, iniciando sua jornada histórica em 2017.
A experiência do governo autonômico de Charagua Iyambae vem sendo observada por muitos pesquisadores e instituições a respeito das potencialidades da democracia comunitária na gestão e planejamento territorial, nisso incluso o Laboratório de Geografia Regional e de Geografia das Relações Internacionais do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (LAGERE-GRI/IG-Unicamp), mediante pesquisa de doutorado de Luiz Fernando Ribeiro de Sales .

Ações e detalhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo(s) bolsista(s):
O estudante selecionado ou a estudante selecionada será responsável por desenvolver as seguintes atividades dentro do projeto aqui apresentado:
– Recolher informações e documentos sobre a Autonomia Guarani Charagua Iyambae publicados em sites de instituições e jornais bolivianos, cujo rol será apresentado e combinado com o/a bolsista, concernente às pesquisas desenvolvidas dentro do LAGERE-GRI, de forma a subsidiar a pesquisa doutoral que vem sendo realizada sobre o tema.
– Sistematizar as informações citadas no item anterior, a ser passada à coordenação do LAGERE-GRI em reuniões mensais ou a depender da demanda dos envolvidos.
– Manter contato com profissionais e estudantes bolivianos de Charagua Iyambe, a ser devidamente apresentado em momento posterior.

Objetivos:
Este projeto está composto por um (1) objetivo geral, e três (3) objetivos específicos, conforme descrito abaixo:

Objetivo geral

Desenvolver as habilidades profissionais do selecionado ou da selecionada por meio de atividades de suporte às pesquisa sobre autonomia indígena na Bolívia realizada no âmbito do Grupo de Estudos “Geografia das Relações Internacionais” do Laboratório de Geografia Regional do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (GRI-LAGERE/IG-Unicamp) durante o período de vigência do projeto, sobretudo voltadas ao acompanhamento de discussões em sites oficiais de instituições que se dedicam ao tema das Autonomias Indígenas na Bolívia, bem como em sites de jornais locais.

Objetivos específicos
1. Permitir ao estudante ou à estudante a convivência com pesquisadores e pesquisadoras de diferentes níveis de formação, criando as condições para criar experiência profissional em diferentes frentes;
2. Desenvolver habilidades de caráter organizacional e administrativo, permitindo ao estudante ou à estudante o aprofundamento da responsabilidade em ambiente profissional e seu senso de compromisso;
3. Dar a oportunidade do estudante de desenvolver atividades da realidade profissional em ambiente acolhedor e relacionado às atividades desenvolvidas teoricamente em suas atividades acadêmicas, mantendo vínculo com a execução e desenvolvimento de pesquisa.

Justificativa quanto à relevância para o(a) estudante e para a universidade ou comunidade externa:
O projeto apresentado, dessa forma, busca envolver o bolsista nas discussões sobre os desdobramentos políticos e teóricos da Autonomia Indígena Guarani Charagua Iyambe a partir de publicações veiculadas em sites oficiais de instituições (acadêmicas, estatais e ONG) e jornais bolivianos sobre o tema.
O pesquisador ou a pesquisadora em formação terá a oportunidade de interagir com os pesquisadores e as pesquisadoras que conformam o GRI-LAGERE, fornecendo dados importantes e específicos a respeito de discussões realizadas sobre o tema da Autonomia Indígena no Estado Plurinacional da Bolívia, em especial em Charagua Iyambae.
O bolsista fornecerá informações importantes a respeito do debate de seus temas de pesquisa ocorridos neste âmbito político relevante para compreender a realidade do País em questão, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades profissionais por meio da atuação enquanto ponto focal que poderá responder demandas específicas dos pesquisadores e das pesquisadoras do GRI-LAGERE, assim como preparar relatórios e informativos que serão socializados de forma interna ao grupo, além da possibilidade de diálogo constante com profissionais e instituições bolivianas, inclusive Guarani, a exemplo da Fundação Arakuaarenda e a Assembleia do Povo Guarani.

Resultados esperados:
Espera-se com o desenvolvimento deste projeto envolver o bolsista nas discussões sobre os desdobramentos políticos e teóricos da Autonomia Indígena Guarani Charagua Iyambe a partir de publicações veiculadas em sites oficiais de instituições (acadêmicas, estatais e ONG) e jornais bolivianos sobre o tema, fortalecendo as parcerias com Fundação Arakuaarenda (Bolívia),
Assembleia do Povo Guarani – APG (Bolívia), Centro de Investigação e Promoção do Campesinato – CIPCA (Charagua – Bolívia). A interação com diferentes pesquisadores e pesquisadoras de diferentes níveis de formação do GRI-LAGERE, além da interlocução com instituições estrangeiras, permitirá ao selecionado ou à selecionada desenvolver suas capacidades de relacionamento interpessoal, ao mesmo tempo em que deverá desenvolver suas capacidades de planejamento, execução e síntese tanto para atender às demandas internas das pesquisas desenvolvidas no âmbito do GRI-LAGERE, em especial nessa pesquisa sobre Charagua Iyambae. Acredita-se que este projeto beneficiará o selecionado ou a selecionada em sua capacidade de aliar seu desenvolvimento acadêmico com sua atuação profissional, ao permitir uma oportunidade na qual deverá dar respostas práticas a demandas de pesquisa. Assim, acredita-se que facilitará a inserção profissional do selecionado ou da selecionada em ambientes de trabalho sem perder de foco a formação e a discussão acadêmicas que serão desenvolvidos dentro do GRI-LAGERE.

Cronograma de execução:
A ser combinado com os selecionados.

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