Menu fechado

Coordenadora da Pesquisa da Pesquisa media mesa sobre avaliação da ciência em evento da Fiocruz

A pesquisadora Adriana Bin, que coordena a Frente 2 da Pesquisa da Pesquisa, foi uma das convidadas no II Encontro Nacional de Gestão de Pesquisa: Abrangência, Desafios e Oportunidades, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná. O evento acontece de 21 a 23 de maio, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O evento tem como objetivo debater a construção de uma visão moderna de gestão em pesquisa e inovação, a partir da disccussão de diretrizes, conceitos e ferramentas que poderão ser empregadas na rotina de profissionais de pesquisa.

Adriana Bin mediou a mesa “Avaliação multidimensional da ciência: novos indicadores de qualidade em pesquisa e inovação e seus desafios”. O tema é diretamente abordado na Pesquisa da Pesquisa, que estuda tendências e dinâmicas da pesquisa brasileira, com o objetivo de contribuir para uma avaliação mais precisa dos impactos da pesquisa em diversas áreas do país.

Além dela, participaram da mesa Bianca Amaro de Melo, coordenadora do Programa Brasileiro de Ciência Aberta e Justin Axel-Berg, coordenador de Pesquisa do Projeto Métricas, da Universidade de São Paulo/Fapesp. Clique aqui para assistir a mesa redonda.

“Há muitas novas métricas para medir impacto da pesquisa e, realmente, precisamos capacitar e trabalhar as mudanças dentro das universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento. No entanto, também precisamos ter gente estudando, propondo e testando essas novas métricas, que é um pouco o que estamos fazendo na Pesquisa da Pesquisa, pois essas mudanças e novos indicadores não podem ser feitos a partir de achismos.”, destacou Adriana Bin.

Publicado em:Notícias,Participação em Eventos Acadêmicos