Menu fechado

Temáticas

O projeto está estruturado em quatro frentes principais de pesquisa:


Frente 1 – Conectando financiamento e fomento aos impactos da pesquisa

Busca desenvolver e aplicar metodologias que permitam ligar o financiamento da pesquisa e seus resultados com seus usos e impactos na sociedade. Examinam-se aqui impactos econômicos, sociais, ambientais e em políticas públicas. O impacto da pesquisa na ciência é também objeto desta frente.

Coordenação – Sergio Luiz Monteiro Salles Filho

Frente 2 – Novas formas de priorização, seleção e decisão no financiamento da pesquisa

Visa discutir e testar formas diferentes de seleção de projetos em pesquisa e inovação em agências de fomento (em complemento à revisão pelos pares), bem como criar metodologias para mensurar vieses que possam ocorrer nos processos de seleção de propostas.

Coordenação – Adriana Bin

Frente 3 – Trajetórias profissionais e mobilidade de pesquisadores

Identifica e traça trajetórias profissionais e de trabalho e a dinâmica de mobilidade dos pesquisadores, principalmente levando em conta os retornos – individuais e coletivos (econômico, social e cultural) – dos investimentos na formação de profissionais qualificados.

Coordenação – Ana Maria Alves Carneiro da Silva

Frente 4 – Indicadores e metodologias de análise de instituições de ensino superior (IES) e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs)

Pretende desenvolver novas tipologias de instituições de ensino superior e pesquisa mais acuradas em relação às características destas instituições em sua composição e natureza, bem como ao que entregam à sociedade (formação, pesquisa, extensão, dentre outros aspectos).

Coordenação – Simon Schwartzman

Coordenação – Elizabeth Balbachevsky