Menu fechado

Projeto

O que leva a pesquisa científica a ser cada vez mais transformativa?

Quais caminhos para trazer mais e mais benefícios da ciência para todos os segmentos da sociedade?

Excelência em tudo o que se faz, indo além da qualidade da pesquisa em si, esse é o tema que hoje é buscado pelas instituições que planejam, executam e difundem a pesquisa da ciência e seus resultados.

Estas e outras questões estão no foco do projeto Pesquisa da Pesquisa e da Inovação.

Realizar pesquisa de fronteira em indicadores e métodos sobre tendências e dinâmica de produção de conhecimento científico e tecnológico, suas ligações com o uso do conhecimento por meio da inovação e suas consequências sobre a sociedade – esse é o foco do projeto que se insere em uma temática que vem sendo desenvolvida em vários países: a pesquisa da pesquisa e da inovação.

Trata-se de um projeto apoiado pela Fapesp subsequente a projetos anteriores focados em indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em São Paulo. A novidade é o desenvolvimento e a aplicação de metodologias de análise, avaliação e mensuração, com trabalhos na fronteira do conhecimento do que vem sendo chamado “research on research” ou “science of science policy“.

A ampliação do conceito de excelência para destacar a pesquisa feita com qualidade e rigor científico e a busca de indicadores e métodos de impactos para além da esfera científica e tecnológica têm impulsionado um movimento de diversificação e criação de evidências de impactos em múltiplas dimensões, que crescentemente influenciam as diretrizes e práticas de agências de fomento, organizações de pesquisa e ensino superior e órgãos governamentais.

Os resultados do projeto estarão direcionados a três focos principais:

a) Apoiar o planejamento de políticas e estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) em benefício da sociedade;

b) medir e conhecer os impactos da pesquisa; descobrir oportunidades de aumento desses impactos para um mundo melhor;

c) Demonstrar e divulgar os efeitos positivos do investimento em CTI e como melhorá-los de forma sistemática.

O movimento de diversificação e criação de evidências de impactos em múltiplas dimensões é uma tendência sem volta. A necessidade de informação qualificada por efeitos do financiamento à pesquisa, básica e aplicada, em diversas dimensões, setores e assuntos de interesse geral e específico da sociedade vêm sendo observadas especialmente em agências de fomento, universidades, organizações de pesquisa, agências governamentais, instâncias legislativas e órgãos de controle.

Agências de fomento ao redor do mundo têm implementado programas específicos para desenvolver e divulgar ferramentas necessárias para planejar, responder e integrar em políticas públicas e estratégias o dínamo do progresso da C&T que continuamente molda o mundo porque compreendem que o investimento em CTI é fonte de poderosa transformação social e de desenvolvimento econômico.