O GEOPI

Conheça o Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação da Universidade Estadual de Campinas.

Início » Quem somos

Quem somos

Somos uma rede de competências multidisciplinares que atua no desenvolvimento e aplicação de abordagens e métodos para desenhar futuros, avaliar o passado e compreender e (re)organizar o presente, orientando a tomada de decisão sobre trajetórias da CT&I e ensino superior nos âmbitos público e privado.

Trabalhamos com conceitos e métodos derivados de disciplinas como economia, administração, sociologia, ciência política, geografia, psicologia, matemática e estatística.

O Lab-GEOPI atua por meio de atividades de capacitação, pesquisa,  serviços e também organização de eventos científicos.

Áreas de Atuação

Planejamento e Estratégia

FORMULAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM AMBIENTES COMPLEXOS.

Desenvolvimento e aplicação de técnicas de planejamento orientado para aquisição e desenvolvimento permanente de competências e construção de modelos organizacionais, de gestão e de governança sob condições de incerteza. Planejamento, participação e busca de convergência.

Avaliação de Implementação, Resultados e Impactos

AVALIAÇÃO PARA O APRENDIZADO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, ADVOCACY E PLANEJAMENTO

Desenvolvimento e aplicação de indicadores e métodos de mensuração e análise de processos, resultados e impactos multidimensionais de projetos, programas, políticas e estratégias. Indicadores tradicionais e alternativos. Métodos mistos. Uso de Big Data na avaliação. Meta-avaliação e uso dos resultados de avaliações.

Estudos do Futuro e Prospecção Tecnológica

OLHAR ADIANTE, ENXERGAR TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES E APOIAR DECISÕES.

Desenvolvimento e aplicação de métodos que sejam capazes de, ao mesmo tempo, criar informação qualificada, estabelecer compromissos, orientar a priorização e apoiar a decisão na direção de trajetórias robustas. Uso de Big Data e Machine Learning na prospecção.

Estudos de Políticas e Estratégias em CT&I e no Ensino Superior

ESTÍMULOS E DINÂMICAS DE CRIAÇÃO DE VALOR EM ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES.

Estudos e análises de programas, políticas e estratégias de Ciência, Tecnologia e Inovação e ensino superior. Políticas públicas mission-oriented. Estudos setoriais e Cadeias de valor. Empreendedorismo intensivo em conhecimento. Sistema e ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Interação universidade-empresa. Regulação e inovação. Diáspora de CT&I. Sistemas de ensino superior.

Dissertações, teses e pós-doutorados concluídos

Artigos nacionais e internacionais publicados

Projetos com vários países e instituições públicas e privadas

Um laboratório de excelência da Unicamp

A Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil, 12% da pós-graduação nacional e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no número de patentes e de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. A Universidade conta com aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 cursos de pós-graduação, entre mestrado e doutorado. São três unidades envolvidas no GEOPI: IG, FCA e NEPP.