Estudantes de administração pública visitam Memorial da Resistência e Pinacoteca em São Paulo.
No último sábado (06), cerca de vinte estudantes do curso de graduação em políticas públicas da Universidade Estadual de Campinas realizaram trabalho de campo em dois museus históricos: o Memorial da Resistência e a Pinacoteca de São Paulo. Ambos localizados na Luz, bairro central de São Paulo e mundialmente conhecido por seus prédios históricos.

A visita técnica foi coordenada pelo Doutor André Sica de Campos, professor de políticas públicas do bacharelado em Administração Pública da Unicamp, instituição onde em 2021 obteve o título de livre-docente.

A Pinacoteca de São Paulo foi fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, sendo o museu de arte mais antigo da capital paulistana. Atualmente em seu acervo possui mais de 11 mil peças, incluindo grandes nomes brasileiros como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, entre outros.

O Memorial da Resistência está localizado onde, entre 1940 e 1983, funcionava o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país. O Memorial surgiu com o objetivo de preservar as memórias da representação e da resistência política no Brasil, durante o período da ditadura civil-militar.

Por Victor Antonioli Velozo
Fotos: Arquivo Pessoal e Memorial da Resistência SP
0 comentário