Em tese de doutorado, Liz Greco aborda as adaptações tecnológicas com foco em doenças (re)emergentes no Brasil.

Publicado por admin em

Com tema “O Papel da adaptação nas capacitações tecnológicas em vacinas para doenças (re)emergentes e virais: a vacina para o Zika vírus no Brasil e implicações para a Covid-19“, a pesquisadora Liz Felix Greco defendeu em julho sua tese de doutorado na Universidade Estadual de Campinas pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências.

Foto após realização da banca para apresentação da tese de doutorado. Autoria Própria

Graduada em economia, a pesquisadora estuda desde o começo da vida acadêmica o tema de ciência, tecnologia e inovação na área da saúde, sendo esse também seu foco de trabalho no mestrado e agora no doutorado. Quando perguntada sobre a escolha do tema, Liz disse: “O tema da tese, capacitação tecnológica do Brasil, para pesquisa, desenvolvimento e Inovação em vacinas, aplicado ao vírus da Zika e Covid-19, surgiu por sugestão da minha orientadora, professora Janaina, devido a importância do tema para saúde pública, visto que tivemos uma epidemia de vírus da Zika em 2015-2016, e com o passar dos anos surgiu a pandemia de Covid-19, tema que achamos muito pertinente acrescentar no trabalho para podermos contribuir com evidências para este outro problema de saúde pública. Além da importância do apoio dos orientadores que tive para chegar neste tema da tese, entendo que é muito importante dar respostas à sociedade que é tão afetada por doenças virais, e contribuir para a ciência e para as políticas públicas, principalmente em um país de economia emergente e com características tão únicas como o Brasil.”

Dra. Liz Felix Greco

A doutora teve que desenvolver parte de sua tese durante o período da pandemia de Covid-19, enfrentando diversas dificuldades em seu trabalho. Ela conta que no ano de 2019 algumas pesquisas foram feitas presencialmente, porém em 2020 a coleta de dados teve que ser feita de maneira remota o que impossibilitou a visita a fábricas de vacinas, por exemplo. Outra dificuldade encontrada durante o caminho da pesquisa foi estabelecer os pontos principais a serem abordados, visto que a área de conhecimento é vasta, neste momento o papel dos orientadores André Sica e Janaina Pamplona foram essenciais na visão de Liz.

Por fim, ela avalia que sua tese é de grande importância para a ciência no Brasil: “Avalio como importante o impacto, pois trouxemos dados e reflexões inéditos para entender as capacitações nacionais em ciência, tecnologia e inovação em saúde, quando falamos em pesquisa e desenvolvimento, inovação e produção em vacinas para doenças negligenciadas que afligem países de economias emergentes. Mostramos a importância das instituições públicas neste tema, as suas dificuldades e os indutores que formaram e sustentam a nossa capacitação tecnológica. Também contribuímos para a literatura científica em C&T&I ao estudarmos capacitação tecnológica para atores públicos, o que geralmente é direcionado para atores privados.  Nos mesmos moldes, contribuímos para entender e caracterizar o processo da adaptação tecnológica dentro da formação das capacitações tecnológicas do Brasil aplicado a doenças virais com características endêmicas e epidêmicas.”

Por Victor Antonioli Velozo

Setembro de 2023