Guilherme Estevão defende dissertação de mestrado em Política Científica Tecnológica e ingressa no doutorado em Geografia Huamana.

Publicado por v247335 em

O pesquisador Guilherme Estevão, membro do Grupo de Pesquisas de Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança – GOING, recebeu aprovação de sua dissertação de mestrado em setembro de 2023, dentro do programa de pós graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Guilherme abordou assuntos relacionados à Ciência, tecnologia e Inovação, com o tema: “CENTROS DE INOVAÇÃO EM SANTA CATARINA: PARA ALÉM DA CRIAÇÃO DE TRAJETÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – O CASO DE LAJES DA E DA REGIÃO SERRANA”. Como o próprio autor descreve no resumo de sua dissertação Centros de Inovação são: “um tipo de política pública que busca mudar não só as estruturas econômicas, mas também as estruturas institucionais (normas, valores e visões de mundo) das regiões.” Além disso, ele se debruçou sobre novas práticas empreendedoras que surgiram nos CI, como maior tolerância ao erro, incentivo à inovação, criatividade e experimentação.

A dissertação completa pode ser acessada pelo Repositório Institucional da Unicamp, clicando na imagem abaixo.

Logo após a defesa do mestrado, Guilherme ingressou no programa de doutorado em geografia da Universidade de São Paulo (USP). Ele relata que foi um período complicado: “Foi um processo apertado de tempo. Eu estava fazendo os últimos ajustes (na dissertação de mestrado) e tinha que lidar com as etapas de ingresso no doutorado”. Sua ideia inicial sempre foi ser professor e pesquisador de Geografia Humana, por isso da escolha pelo doutorado nessa área, como ele mesmo responde: “Fui para o mestrado em Política Científica e Tecnológica porque queria dar uma arejada na cabeça e conhecer novas literaturas, além da Geografia, inclusive a professora Janaína me apresentou muitas literaturas de outras áreas que têm relação com a Geografia. Isso me deu muita ferramenta teórica para pesquisa e como aprender a pesquisar.”

Por fim, sua perspectiva agora é ampliar a pesquisa de mestrado, que abordou os Centros de Inovação na Região Serrana de Santa Catarina. “Eu pretendo fazer sobre Santa Catarina inteira, seus dez Centros de Inovação, se for possível, para ver como isso está relacionado, como tem surgido uma nova cultura de inovação, junto com as novas técnicas que têm surgido, principalmente informacionais. Além de ver se esse tipo de política tem funcionado, ver os erros e acertos, perspectivas e potencialidades.”