Pesquisador do GOING apresenta estudo de Ciência, Tecnologia e Inovação para promover a paz na Colômbia.
Nícolas Garzón Rodrígues apresentou para a equipe do GOING na última sexta-feira (12) sua pesquisa que investiga o Programa protótipo de ciência, tecnologia e inovação em comunidades sustentáveis para desenvolvimento da paz na Colômbia.
O doutorando explicou primeiramente o objetivo do programa e como ele pretende transformar comunidades do interior colombiano que foram afetadas pela guerra civil entre governo e facções locais. O protótipo atrai universidades importantes do país para investir em programas de ciência, tecnologia e inovação para ajudar a recuperar gradativamente as regiões afetadas. O foco de atuação do programa é em três zonas rurais pós-conflito para melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali residem, através de aproveitamento de energia renovável e limpa, sistemas alternativos de distribuição e tratamento de água e saneamento básico e alternativas de desenvolvimento produtivo sustentável para a economia camponesa, tendo com base o relacionamento entre universidades e comunidades locais.

Os municípios selecionados para estudo foram: La Uribe, Mesetas, La Macarena e San Vicente del Caguán. Os locais escolhidos recebem apoio direto de universidades e centros de pesquisa, como no caso de La Uribe que possui parceria direta com a Universidad Nacional de Colombia que já implementou diversas soluções, entre elas, a geração de energia renovável e a criação da Escola de Campo para Agricultores.

O objetivo principal é analisar o processo de experimentação do marco da política de inovação transformativa a partir do desenho e implementação do Programa Protótipo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Comunidades Sustentáveis para a Paz na Colômbia, durante o período 2017-2022, como insumo para o desenho de CTI programas sob esse modelo.

Nícolas é doutorando e mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (DPCT/UNICAMP) orientado pela Professora Doutora Janaína Pamplona da Costa. Possui graduação em administração pública. Experiência em gestão e pesquisa de políticas de ciência, tecnologia, inovação e comunicações. Áreas de pesquisa: modelos e teorias de políticas de CT&I na América Latina; instrumentos multi-nível de políticas de CT&I; uso do conhecimento científico, a tecnologia e a inovação no desenvolvimento regional.
Por Victor Antonioli Velozo
17/05/2023
0 comentário