Palestras

.

II Seminário Solos Ambiente e Sociedade – 2020

Biodiversidade e Potencial Biotecnológico de Microrganismos do Solos

No dia 02 de dezembro, demos início ao II Seminários Solos, Ambiente e Sociedade e contamos com a presença do pesquisador do IAC Matheus A. P. Cipriano que abordou a sobre a Biodiversidade e Potencial Biotecnológico de Microrganismos do Solo

O Papel da Fauna do Solo na Pedogênese Tropical

No segundo dia de apresentações, contamos com a presença do Prof. Dr. Pablo Vidal Torrado (ESALQ-USP) para discutirmos sobre O papel da fauna do solo na pedogênese em ambientes tropicais, com mediação do Prof. Dr. Francisco S.B. Ladeira (UNICAMP).

Conhecer Compreender e Valorizar: Educação em Solos e a Conservação de Solos

No nosso último dia de apresentações, contamos com as ilustre presenças das pesquisadoras, Profa. Dra. Cristine Carole Muggler (UFV) e Dra. Maíra Akemi Toma, traçando um panorama da ciência, do movimento e da prática da educação em solos.

Os Primeiros Solos da Terra

Minicurso proferido pelo prof. Dr. Francisco S. B. Ladeira (IG/UNICAMP) no dia 02/12/2020, durante o II Seminário Solos, Ambiente e Sociedade.

Solos, como hoje o conhecemos, surgem no final do Siluriano (cerca de 420 milhões de anos atrás) juntamente com as primeiras plantas que começavam a colonizar a superfície terrestre. Antes deste momento há inúmeros registros de intemperismo químico que modificavam as características da rocha e geravam material intemperizado, mas que não se organizavam como um perfil de solo segundo a definição da pedologia. O objetivo do minicurso é o de discutir essas alterações ambientais e exemplificar os primeiros solos originados na história geológica da Terra.


Erosão e degradação dos solos em função das atividades antrópicas e manejo das áreas agrícolas

Minicurso proferido no dia 03/12/2020, pela Profa. Dra. Isabella Clerici De Maria (IAC), durante o II Seminário Solos, Ambiente e Sociedade.

A erosão é uma das principais causas da degradação das terras. Mas assim como a erosão é cauda, é também consequência da degradação do solo. O principal fator de degradação é a forma de uso do solo, tanto o manejo das áreas cultivadas. As consequências se refletem na redução de produtividade e aumento de custos de produção. Mas, mais importante, é o prejuízo para as funções ou serviços ambientais dos solos, incluindo a produção de água e a manutenção da biodiversidade. A degradação pode ser evitada ou revertida, e a erosão controlada, com a adoção de práticas conservacionistas e práticas de manejo sustentável. No curso vamos apresentar as formas de degradação e erosão nas áreas agrícolas, os impactos na produção e no ambiente. E ainda, as formas e técnicas, tradicionais e inovadoras, e as atitudes para o controle da degradação e manutenção da saúde dos solos.


Mapeamento Pedológico Digital em Nível de Reconhecimento

Minicurso proferido pelo prof. Dr. Ricardo M. Coelho (IAC) e pelos pesquisadores Alan P. Valadares e Fabiano J. Pinheiro, no dia 04/12/2020, como parte das atividades do II Seminário Solos, Ambiente e Sociedade

Apesar da extensa cobertura do território brasileiro com levantamentos de solos em escalas pequenas atingida no passado, levantamentos em nível de reconhecimento ou maior detalhe ainda são escassos. Tecnologias de georreferenciamento, de produção e análise de imagens e dados e de sistemas de informação geográfica trouxeram muitas oportunidades para a realização dos levantamentos do meio físico. O estado de São Paulo tem apenas 16 % do seu território com solos mapeados em escala 1:100.000. O minicurso apresentará esse problema e meios para atenuá-lo por meio do mapeamento pedológico digital.


Microrganismos benéficos e fitorremediação de solos

Minicurso proferido pela profa. e pesquisadora, Ana Olívia Fernandes, ocorrido no dia 04/12/2020, durante o II Seminário Solos, Ambiente e Sociedade.

Vários fatores levam à contaminação de metais pesados no ambiente. O acúmulo de metal pesado, principalmente no solo, prejudica alguns processos naturais, interferindo na comunidade biológica. O solo apresenta uma diversa comunidade microbiana, que interage com as plantas causando efeito deletério, nulo ou benéfico. Neste caso do efeito benéfico, as bactérias promotoras de crescimento de plantas podem melhorar o equilíbrio ecológico do sistema natural. Bactérias endofíticas e rizobactérias são propostas como alternativas sustentáveis para otimizar a fitorremediação de solos contaminados com metais. O minicurso abordará técnicas de estudo e avaliação da interação micro-organismos-planta em condição de solo contaminado.


I Seminário Solos Ambiente e Sociedade – 2019


Uso dos solos e erosão – Uma abordagem teórica e metodológica


Classificação de solos, ocupação da terra e áreas de risco no litoral paulista


Solos em áreas urbanas: conceitos e impactos


Solos em áreas úmidas: dinâmica natural e impactos do uso agrícola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *