Atualmente, a coleção da oficina inclui oito monólitos representando diferentes tipos de solo encontrados no Brasil. Além disso, há uma variedade de amostras de solo que destacam características importantes, como estrutura, textura e cor. A exposição é enriquecida por diversos materiais gráficos, incluindo banners explicativos, fotografias e pinturas que abordam uma variedade de temas relacionados às funções do solo, suas propriedades e as dinâmicas associadas ao seu uso e ocupação.

Atividades desenvolvidas

Pintura com solo: elaboração e aplicação de tinta produzida a base de solo. A atividade permite ao visitante experienciar os solos através dos sentidos, em uma atividade lúdica e divertida.

Experimentos didáticos: demonstrações sobre propriedades e princípios do comportamento dos solos, relacionando-os com as suas características.

Visita guiada: apresentação dos monolitos e de amostras de solo que permitem demonstrar como diferenciamos os solos, e qual a importância de se conhecer tais diferenças. A Exposição Monolito tem por objetivo despertar a curiosidade sobre os diferentes tipos de solos que ocorrem no Brasil e possibilitar ao visitante uma percepção integrada, dos solos com o meio, e sobre suas particularidades.

Exposições: além dos monolitos, a oficina conta com um acervo de fotografias, pinturas e painéis abordando diferentes temas, desde como são realizadas pesquisas na área de pedologia, passando pela degradação/conservação dos solos, além de diversas pinturas realizadas pelos participantes das oficinas.

  • Vídeo| Participação no XXVIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp 2021

REPOSITÓRIO ACERVO DIVULGAÇÃO