INÍCIO REPOSITÓRIO ACERVO DIVULGAÇÃO


Neste repositório, estão disponíveis materiais de apoio para a produção de Monólitos de Solo, elaboração de experimentos didáticos, além de publicações resultantes das experiências em pesquisa e extensão dentro do Programa Pibic Ensino Médio e da oficina “Solo não é Sujeira”.

Manuais para coleta e preparo de monolitos de solo


Confecção e Protocolo de Coleta de Monolitos Ativos natural

Autoria: VOLK, L. B. da S.; TRINDADE, J. P. P.; TRENTIN, G. –

Instituição: Embrapa Pecuária Sul

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Folhetos – Comunicado Técnico 83

Resumo: Características da estrutura metálica do monolito ativo para sua construção; Metodologia para coleta a campo do monolito ativo.



Procedimentos para coleta e preparo de perfis de solos preservados

Autoria: Flávio Adriano Marques; Mateus Rosas Ribeiro; José Fernando W.F. Lima; Paulo Klinger T. Jacomine; Marcelo Metri Corrêa

Instituição: Embrapa Solos

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Folhetos – Documentos 134

Resumo: Neste trabalho, serão descritos os procedimentos de seleção, coleta e preparo de monolitos de solos em tamanho natural, visando à construção de uma coleção. Aspectos principais sobre a preservação, transporte, exposição e custos também serão abordados. Vale destacar que esta publicação consiste em uma metodologia de coleta, preparo e exposição de macromonolitos diferente daquela apresentada por Pedron e Dalmolin (2010). Assim sendo,oferece ao usuário uma alternativa de uso de um ou outro método, no caso de um deles não apresentar sucesso em determinada classe de solo.



Procedimentos para confecção de monolitos de solos

Autoria: Fabrício de Araújo Pedron; Ricardo Simão Diniz Dalmolin

Instituição: UFSM Museu de Solos do Rio Grande do Sul

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Livreto

Resumo: Esse material foi desenvolvido com o objetivo de socializar um método trabalhado na década de 1960 e que deu origem aos monolitos expostos no Museu de Solos do Rio Grande do Sul, localizado na
Universidade Federal de Santa Maria. Esse método foi recuperado e disponibilizado para auxiliar os interessados em ter coleções de monolitos de solos para fins didáticos, exposições, entre outros. Os autores esperam que este material contribua no ensino e na pesquisa da Ciência do Solo, promovendo uma retomada nos investimentos em coleções de monolitos de solos, ferramenta esta, tão importante na disseminação de conhecimentos sobre os solos.



Publicações – Experiências com PIBIC-EM e oficina “Solo não é Sujeira”


Aprender sobre o solo: a utilização de monólitos de solo em ambientes de educação não formais

Autoria: Natan Pinheiro de Freitas; Diego Fernandes Terra Machado; Francisco Sergio Bernardes Ladeira

Instituição: LABPED – IG UNICAMP

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Anais do XV ENANPEGE

Resumo: O solo é um componente fundamental do ambiente natural, e que muitas vezes é deixado em segundo plano nos debates ambientais. O solo possui características morfológicas e variabilidade espacial que influenciam suas funções e sua capacidade de sustentar a vida. Este trabalho propõe a utilização de monolitos de solo como ferramenta educacional. Monólitos de solo são perfis de solo coletados em campo, impregnados e colocados para exposição, preservando suas características naturais, permitindo que as pessoas possam observar/compreender suas propriedades morfológicas. Selecionamos diferentes perfis de solo, com características díspares para demonstrar sua grande variabilidade, seja morfológica, seja espacial. O uso de monólitos permite “desenterrar” o solo mostrando suas características e variabilidade, que dificilmente são vistas no dia a dia, para assim poder despertar interesse em diferentes ambientes e diferentes públicos, visando enriquecer as discussões em práticas educativas sem a necessidade de grandes deslocamentos e que podem ser levados para escolas, comunidades rurais, eventos ou exposições, divulgando assim um tema essencial para
a humanidade



Solos no currículo escolar: uma avaliação de materiais didáticos utilizados em escolas de Campinas/SP

Autoria: Diego Fernandes Terra Machado; Natan Pinheiro de Freitas; Francisco Sergio Bernardes Ladeira

Instituição: LABPED – IG UNICAMP

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Anais do SOLOS FLORIPA 2023 

Resumo: O solo é um recurso natural vital para a sobrevivência humana e de diversas espécies de organismos, porém sua má gestão ainda é uma questão a ser superada. Para tanto, é imprescindível que os processos educacionais destaquem a importância de sua preservação. Neste trabalho, buscou-se avaliar as informações sobre solos presentes em materiais didáticos adotados em três escolas no município de Campinas/SP. Realizou-se uma avaliação qualitativa dos materiais disponibilizados. De modo geral, no ensino fundamental enfatizam apenas as atividades agrícolas para produção de alimentos e combustíveis. A degradação do solo é um tema comum, todavia falham ao não abordarem as formas de manejo conservacionistas e medidas mitigatórias. A nomenclatura das classes de solos não é utilizada, sendo substituída por termos defasados. Não há esforço suficiente para relacionar solo e paisagem, prejudicando a compreensão da interdependência entre eles, dificultando que o aluno desenvolva autonomia na associação entre solos e demais assuntos relacionados. Na proposta do Novo Ensino Médio, destaca-se uma preocupação frequente na literatura: a lacuna na formação docente. Embora os materiais didáticos apresentem uma maior variedade de temas e busquem a interdisciplinaridade, a prática revela que professores sem formação específica assumem os Itinerários Formativos. No que diz respeito ao tema Solos, professores de Química, Física, Biologia e Geografia compartilham a responsabilidade pelos componentes do Itinerário. No entanto, quando analisamos as grades curriculares dos respectivos cursos de licenciatura na Universidade Estadual de Campinas, verificamos que apenas o curso de Geografia oferece uma disciplina específica voltada para o estudo dos solos. Nesse sentido, têm-se que a elaboração de materiais de apoio didático e cursos de formação continuada podem beneficiar professores e alunos ao tratar de assuntos relacionados aos solos nos diferentes anos dos ciclos básicos do ensino formal.



Publicações – Resultados das pesquisas no âmbito do PIBIC Ensino Médio

Vídeo: Apresentação do trabalho durante o XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2021

Falando sobre solos: uma breve análise sobre a veiculação de informações no Instagram

Autoria: SPUNCHIADO, B. F.; BERNARDINO, A. de A.; MACHADO, D. F. T.; LADEIRA, F. S. B.

Instituição: LABPED – IG|UNICAMP

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação:  Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP

Resumo: O solo é um recurso natural, não renovável, e apesar das inúmeras funções desempenhadas na natureza, e de sua importância para os seres humanos, alguns estudos indicam que ainda há dificuldade por parte da população em identificar implicações da má gestão deste recurso (MULLER et al., 2017), ou relacionar os solos com importantes questões ambientais, em detrimento de outros temas como atmosfera ou recursos hídricos (OLIVEIRA, 2014). Tamanha preocupação, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) propôs uma data internacional para alertar sobre o gerenciamento inadequado dos solos. Desde 2015, comemora-se no dia 5 de dezembro, o Dia Mundial dos Solos. Neste sentido, a divulgação científica vem para auxiliar na propagação de informações com uma linguagem mais acessível, chegando a grupos sociais de diferentes faixas etárias, com diferentes vivências e saberes. A fim de propiciar uma percepção mais ampla sobre a veiculação de informações sobre solos nas redes sociais, este trabalho tem por objetivo identificar os perfis (ou páginas) e as características dos conteúdos produzidos, tomando como estudo de caso o uso do Instagram no Brasil.

Agradecimento: Este projeto é financiado pelo CNPQ por meio do Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC EM.



Vídeo: Apresentação do trabalho durante o XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2020


Criação de uma Coleção de Macromonolitos de solos para o Instituto de Geociências da Unicamp

Autoria: Bárbara Aparecida Gumiero; Beatriz Foleis Spunchiado

Instituição: LABPED – IG|UNICAMP

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação:  Anais do XXVIII Congresso {virtual} de Iniciação Científica da UNICAMP

Resumo: Há o incentivo por parte de algumas universidades para que se criem coleções de macromonolitos de solo, a fim de que os alunos possam observar e comparar várias Ordens e Subordens de solo, sem que haja a necessidade de grandes deslocamentos. Os monólitos são porções do solo coletadas, desbastadas, impregnadas e expostas para estudos posteriores. O objetivo deste trabalho é a criação de uma coleção de macromonolitos de solo para o Instituto de Geociências da Unicamp, para exposição ao público

Agradecimento: Este projeto é financiado pelo CNPQ por meio do Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC EM.




Vídeo: Apresentação do trabalho durante o XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2020

Estudos e Coletas para a Criação de uma Coleção de Macromonolitos de Solo para o Instituto de Geociências – UNICAMP

Autoria: Natan Pinheiro de Freitas

Orientação: Francisco S. B. Ladeira

Instituição: LABPED – IG|UNICAMP

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação:  Anais do XXVIII Congresso {virtual} de Iniciação Científica da UNICAMP

Resumo: Há o incentivo por parte de algumas universidades para que se criem coleções de macromonolitos de solo, a fim de que os alunos possam observar e comparar várias Ordens e Subordens de solo, sem que haja a necessidade de grandes deslocamentos. Os monólitos são porções do solo coletadas, desbastadas, impregnadas e expostas para estudos posteriores. O objetivo deste trabalho é a criação de uma coleção de macromonolitos de solo para o Instituto de Geociências da Unicamp, para exposição ao público

Agradecimento: Este projeto é financiado pelo CNPQ por meio do Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC EM.



INÍCIO REPOSITÓRIO ACERVO DIVULGAÇÃO