Menu fechado

Calendário

Apresentação do Seminário “O multilinguismo no processo de avaliação e distribuição de recursos”, ministrado por André Brasil, pesquisador do CWTS e colaborador na CAPES. 
 
O seminário teve como tema o multilinguismo na ciência, e abordou os seguintes temas: no contexto da pesquisa, o multilinguismo emerge como um pilar de inclusividade e diversidade que ganha espaço no cenário mundial, ainda que nem sempre recebendo o mesmo valor no Brasil. A Coalizão para Avanço da Avaliação de Pesquisa (CoARA) destaca a importância de reconhecer a diversidade da produção científica, independentemente da língua. Tal visão se alinha com iniciativas globais, como a iniciativa de Helsinque e recomendações da UNESCO, que advogam pela equidade linguística nas contribuições científicas. Considerando as práticas de publicação no Brasil, a disponibilidade de plataformas locais de publicação em acesso aberto, é essencial que o país continue a valorizar a produção em idioma local, apesar das pressões contínuas para internacionalização. Do ponto de vista da avaliação, abordar os vieses linguísticos em métricas e classificações é essencial para um ecossistema de pesquisa completo e abrangente. 

Apresentação do Seminário Temático “Como medir novidade da pesquisa”, ministrado por Adriana Bin.

O conteúdo do seminário foi apresentado na mesa “Como apoiar pesquisas arriscadas”, promovida pelo Instituto Serrapilheira na 75ª Reunião Anual da SBPC em julho de 2023. Seu objetivo foi trazer um panorama sobre o que é “pesquisa arriscada”, os desafios para o fomento desse tipo de pesquisa e para sua mensuração ex-post. Trouxe uma visão geral das metodologias que vêm sendo empregadas para essa mensuração a partir de trabalhos selecionados, assim como os elementos críticos associados. Por fim, foram apresentados alguns resultados obtidos na avaliação da 1a Chamada Pública de Ciência do Instituto Serrapilheira.

Apresentação do Seminário Temático intitulado “O campo da Pesquisa da Pesquisa e da Inovação: grupos de pesquisa, eventos e temáticas”. O Seminário foi ministrado por membros de diferentes Frentes do projeto, em um esforço colaborativo.

O objetivo da apresentação foi construir um panorama sobre a situação e contexto do campo da Pesquisa da Pesquisa e da Inovação no mundo. Para isso, os pesquisadores abordaram os seguintes pontos:

(1) relato dos principais eventos dos quais a equipe participou;

(2) principais grupos de pesquisa e iniciativas do campo no mundo;

(3) o futuro da agenda de pesquisa sobre o tema.

O Seminário visou contribuir sobretudo para situar nossas pesquisas dentro da área e pensar futuras possibilidades de pesquisa, parcerias e como podemos contribuir com o campo de estudos.

Apresentação do Seminário ‘Identificação de temáticas em grandes volumes de dados textuais’, ministrado por Daniela Maciel, Analista da Embrapa e doutoranda do DPCTO.

O foco da apresentação foi a mineração de texto, particularmente duas etapas-chave do processo: a tokenização e a modelagem de tópicos. A tokenização, que é a tarefa de dividir um texto em ‘tokens’ ou palavras individuais, é o ponto de partida para muitos métodos de mineração de texto. A modelagem de tópicos, por sua vez, é uma técnica usada para descobrir os ‘tópicos’ ou temas ocultos dentro de um grande volume de texto. Duas fontes principais foram usadas: “Text Mining with R: A Tidy Approach” de Julia Silge e David Robinson, que é uma introdução à mineração de texto no R, e o pacote ‘topicmodels’ de Bettina Grün e Kurt Hornik, que é uma ferramenta robusta e flexível para ajustar modelos de tópicos no R.

– Apresentação do Seminário da Frente da Comunicação, ministrado por Cibele Aguiar, intitulado ‘Monitoramento e Avaliação para Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia’

O seminário abordou o papel da Comunicação Pública de C&T e a forma como as universidades públicas federais estão lidando com o desafio de monitorar e avaliar o seu desempenho. O objetivo do seminário foi apresentar e discutir a questão que interessa a comunicadores, cientistas, instituições e órgãos de fomento: como avaliar se as ações de comunicação de C&T empreendidas estão conduzindo ao alcance dos objetivos?

– Apresentação da proposta de um livro do projeto em formato de E-book.

– Debate sobre a possibilidade de publicação de documentos de trabalho em plataformas de preprints.

Apresentação do Seminário Temático da Frente 4 intitulado ‘As transformações da educação superior brasileira 2010-2020 e o lugar da pesquisa’.

O seminário tratou do seguinte tema: a educação superior brasileira vem se diversificando, com diferentes tipos de instituições desempenhando diferentes papéis nas áreas de pesquisa e ensino, e atendendo a diferentes tipos de estudantes, com diferentes formas de organização e financiamento. Para entender este processo, a Frente 4 tem trabalhado em uma tipologia das instituições de ensino superior do país, utilizando dados do INEP e da CAPES em uma série  histórica para o período 2010-2020. O objetivo do seminário foi apresentar e discutir alguns dos principais resultados deste trabalho até aqui. 

Apresentação do Seminário Temático: ‘Análise Sócioeconômica  de dados primários de Propriedade Industrial geradoa pelo INPI’, ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Medeiros Paulino de Carvalho, Especialista Sênior em Propriedade Intelectual do INPI.

O Seminário teve como objetivo discutir indicadores de impacto em Propriedade Industrial para avaliação de impacto de investimentos em ciência, tecnologia e inovação, bem como o uso de dados de PI na análise socioeconômica. 

Apresentação do Seminário Temático ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz: ‘Coisas que se pode aprender sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil pela análise das publicações científicas com autores no país’.

O Seminário teve como temática explorar as características e tendências do sistema de CT&I no Brasil a partir de publicações científicas de autores sediados no país.

– Apresentação do  Seminário Temático intitulado ‘Explorando a conexão entre pesquisas financiadas pela FAPESP e seus usos na política: achados preliminares a partir do uso da Overton’

O Seminário, organizado pela Frente 1, debateu os caminhos metodológicos que a Frente 1 vem utilizando para identificar o uso de pesquisa financiada pela FAPESP em documentos políticos na base Overton. Foram relatados alguns achados preliminares de pesquisa,  tendo em vista o diálogo com os (incipientes) estudos que se utilizam da mesma ferramenta, e discutidos futuros encaminhamentos e aprofundamentos no tratamento e análise dos dados. 

– Discussão sobre os próximos passos para submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa.

Apresentação do Seminário Temático da Frente 2 intitulado ‘Alternativas ao Peer Review em Agências de Fomento’.

O  objetivo do seminário temático foi apresentar e discutir alternativas ao peer review em agências de fomento, como a randomização e a distribuição e redistribuição de financiamento na comunidade científica. De forma complementar, abordou-se o papel da bibliometria como forma de complementação ou substituição do peer review.

– Consolidação da proposta de estrutura do relatório parcial da FAPESP por todas as Frentes.

– Apresentação de uma proposta piloto de tipologia dos Institutos de Pesquisa Nacionais pela Frente 4.

– A primeira reunião geral do ano teve como pauta as atividades que seriam desenvolvidas no primeiro semestre de 2023. Sobretudo, debateu-se os próximos passos (a partir da obtenção de dados primários para pesquisa), bem como submissão de abstracts para eventos e o planejamento para submissão de artigos e demais produtos.

– Discussão da necessidade de elaboração de um calendário para o ano de 2023, com a alocação de Seminários Temáticos. 

– Apresentação do Seminário Temático da Frente 4 intitulado ‘Explorando dados para a construção de tipologias de Instituições de Educação Superior e Instituições de Ciência e Tecnologia’.

O objetivo do seminário foi debater as estratégias de coleta e consolidação de dados e informações para a construção de tipologias de Instituições de Educação Superior e Instituições de Ciência e Tecnologia. Nesse sentido, os pesquisadores apresentaram alguns esforços iniciais e exploratórios da equipe para enriquecer a composição de variáveis relevantes à produção de tipologias.

– Após o Seminário, as frentes temáticas e de suporte apresentaram um balanço das atividades realizadas até o período. As frentes relataram processos de revisão de literatura e o início da exploração de dados secundários. Foram abordados também os próximos passos da pesquisa, como necessidade de dados primários para o avanço das atividades. 

Apresentação do Seminário Temático ‘Efeitos da colaboração internacional na carreira acadêmica’, ministrado pela Frente 3.

O seminário apresentou a discussão mais recente sobre os efeitos da colaboração internacional na carreira acadêmica. O tema foi abordado sob três perspectivas: as desigualdades de gênero na colaboração internacional e em outras duas perspectivas que ao mesmo tempo afetam e são afetadas pela colaboração internacional: a mobilidade (nacional/internacional) e a performance acadêmica. 

Apresentação do Seminário da Frente de Base de Dados, intitulado ‘Modelo de gestão de dados – governança e operacionalização’.

Os seguintes temas foram abordados e discutidos: mapa conceitual, funcionamento do banco de dados centralizado, experiência do usuário e ferramentas. 

Apresentação do Seminário Temático da Frente de Comunicação, intitulado ‘Comunicação Pública de C&T: Pesquisa e Ações do Projeto’

O seminário teve o objetivo de apresentar o site do projeto e de discutir indicadores de comunicação de C&T , com a apresentação do campo de pesquisa da chamada Public Communication of Science and Technology e o seu papel no monitoramento e avaliação em projetos de CTI.

Apresentação do Seminário Temático organizado pela Frente de Análise de Dados, sobre o tema: ‘Uma visão geral sobre métodos estatísticos e computacionais potencialmente úteis ao projeto’.

Neste seminário foram apresentados os métodos atuais mais utilizados para análise estatística, procurando trazer exemplos práticos e introdução aos conceitos envolvidos em cada método. Alguns tópicos abordados foram: a diferença entre agrupar e classificar, métodos heurísticos, métodos baseados em modelos. 

Os integrantes da Frente de Análise de Dados fizeram sugestões de aplicação para as demais Frentes Temáticas. 

Apresentação do quinto Seminário Temático, intitulado ‘Abordagens para medir impactos da pesquisa’.

O seminário foi conduzido pela Frente 1 e teve o objetivo de discutir o impacto da pesquisa em três temas de impacto: impactos sociais, econômicos e em políticas públicas. Para cada tema, a partir da literatura indicada, foram abordadas perspectivas teóricas e metodológicas na identificação, mensuração e análise do impacto da pesquisa.

Apresentação do quarto Seminário Temático, intitulado ‘Por uma tipologia das instituições de ensino superior e de pesquisa: resultados alcançados e próximos passos’.

O seminário, conduzido pela Frente 4, foi estruturado em três partes. Na primeira, foi apresentada a justificativa para o desenvolvimento de uma tipologia das instituições de ensino e de pesquisa como um instrumento para mapear a variedade de instituições e seus diferentes produtos. Na segunda, foram apresentados os resultados obtidos até o momento; e na terceira,  foram apresentados os próximos passos, em termos das novas informações que a frente está incorporando e os resultados esperados. 

– Apresentação do terceiro Seminário Temático, intitulado ‘Mobilidade e trajetória profissional’.

O objetivo do seminário foi discutir os tipos de impactos identificados na literatura da mobilidade nacional e internacional na carreira acadêmica. Foram abordados também caminhos metodológicos utilizados para avaliar estes impactos utilizando bibliometria, análise de currículos e de identificadores acadêmicos. O seminário foi organizado pela Frente 2,  que selecionou três textos centrais e um complementar.

Apresentação do segundo Seminário Temático do projeto, intitulado ‘Avaliação pelos pares: vieses, críticas e novas formas de aplicação’.

O objetivo do seminário foi debater o uso da revisão pelos pares como prática amplamente reconhecida pela comunidade científica para priorização e seleção de investimentos em pesquisa e de publicações. Discutiu-se as formas de uso da revisão pelos pares em avaliação ex-ante e ex-post, assim como os vieses e críticas decorrentes deste uso. Complementarmente, foram apresentadas as variações e novas formas de emprego da revisão pelos pares. O seminário foi organizado pela Frente 2,  que selecionou três textos centrais e um complementar.

Apresentação do primeiro Seminário Temático do projeto, intitulado ‘Excelência em pesquisa: evolução do conceito, abordagens, indicadores e métricas’.

O objetivo do seminário temático foi debater a evolução dos conceitos de excelência em pesquisa (junto às práticas, métricas e indicadores) e suas implicações para as quatro Frentes de pesquisa. O Seminário foi organizado pela Frente 1, que selecionou dois textos base e dois textos complementares para discussão. 

– Validação das bases de dados apresentadas na reunião geral anterior. Ratificou-se, assim, a importância de algumas bases.

– Apresentação de planilha com proposta de Seminários Temáticos. O primeiro Seminário será organizado pela Frente 1, que discutirá Excelência em Pesquisa (assunto que une todas as Frentes do projeto).

– Apresentação da planilha que consolida as bases de dados elencadas e qualificadas pela equipe.

– A coordenação do projeto iniciou as negociações junto à biblioteca da Unicamp para aquisição de bases de dados relevantes (Dimensions e Overton).

– Apresentação de análise consolidada dos cruzamentos das perguntas de pesquisa a fim de observar sobreposições e complementaridades. 

– Foi discutido o início dos Seminários Temáticos do projeto, passo fundamental para que as Frentes comecem, efetivamente, a colocar em prática as atividades de pesquisa (revisão de literatura, pesquisa empírica, etc.). 

– Apresentação da equipe de Gerência de Indicadores da FAPESP.

– Apresentação do trabalho da GEI da FAPESP a fim de alinhamento às necessidades de bases, fontes de dados e informações do projeto.

– Além disso, discutiu-se a necessidade do detalhamento dos Planos de Trabalho das Frentes Temáticas (sobretudo metodologia e bases de dados). As Frentes Temáticas apresentaram suas questões de pesquisa, as quais foram discutidas pelos participantes.

– Foi definido, também, que a Frente de Bases de Dados apresentaria uma proposta de consolidação das bases e fontes de dados levantadas ao longo dos passos anteriores. 

– Apresentação do Plano de Trabalho da Frente de Bases de Dados.

– As Frentes Temáticas organizaram-se para indicar bases de dados necessárias à execução da pesquisa.

– Houve também a apresentação do Plano de Trabalho da Frente de Análises de Dados, com potencias técnicas estatísticas e econométricas para as Frentes Temáticas. 

– Apresentação e discussão da organização e governança do projeto.

– Apresentação dos planos de trabalho das 4 Frentes Temáticas, elaborados previamente pelos coordenadores.

– Definição dos próximos passos da pesquisa.

– Nesta reunião, definiu-se também a gestão de conteúdo e comunicação do projeto.

Publicado em:Calendário de eventos