Pesquisa da Pesquisa debate Diásporas Científicas em Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação

Pesquisadores que fazem parte do projeto Pesquisa da Pesquisa participaram do “Colóquio Diásporas Científicas e Colaborações Internacionais: os brasileiros no exterior”. O evento fez parte da programação de Conferências Livres da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) e ocorreu nos dias 18 e 19 de abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Participaram da atividade as pesquisadoras Ana Maria Carneiro, coordenadora da Frente 3, e Ana Maria Gimenez. O evento foi organizado por meio de uma parceria entre a UERJ, a Universidade de Montréal, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o South-South Exchange Programme for the Research on the History of Development (SEPHIS).

O colóquio promoveu um debate sobre o papel da diáspora científica brasileira na construção de uma agenda de internacionalização da ciência. A partir da sua Frente Temática 3, a Pesquisa da Pesquisa investiga as trajetórias profissionais e mobilidades de pesquisadores brasileiros, contribuindo para a discussão com dados identificados no projeto.

Entre as contribuições apontadas como resultado do debate, está a necessidade de reposicionamento do que se compreende por diáspora científica, com brasileiros altamente qualificados no exterior sendo percebidos como pessoas e grupos potenciais para colaboração e cooperação internacional, em vez da concepção tradicional de “fuga de cérebros”.

“Não existe uma única diáspora brasileira científica no exterior. São várias diásporas brasileiras se olhamos para a estabilidade do vínculo, o tempo no exterior, o local etc.. Saber disso é importante para pensar nas políticas de engajamento. Você não pode ter uma única política achando que vai dar conta de tudo”, explica a pesquisadora Ana Maria Carneiro.

Além disso, outro ponto levantado pelos pesquisadores foi que a empregabilidade e fixação no Brasil de doutores titulados no exterior precisam levar em consideração questões conjunturais e estruturais do país. Essas compreensões deveriam passar, por fim, pela necessidade de reconhecimento do potencial das redes da diáspora científica de brasileiros existentes no exterior para a ciência nacional.

O relatório síntese produzido ao final do colóquio foi encaminhado à 5CNTI, a fim de contribuir para o debate da política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como foi sugerida a discussão qualificada sobre a diáspora nas sessões que comporão a programação da Conferência. Além disso, os pesquisadores pretendem elaborar um documento mais abrangente que possa subsidiar positivamente instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que também enviaram representantes para o debate.

Publicado em:Notícias,Participação em Eventos Acadêmicos