Pesquisa da Pesquisa organizará sessão especial em uma das maiores conferências sobre indicadores de CTI do mundo

Pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi | Unicamp), que integram o projeto “Pesquisa da Pesquisa”, tiveram uma sessão especial aprovada na 28ª Conferência Internacional em Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (STI, na abreviação em inglês). O evento, que é um dos maiores do mundo nesta área de pesquisa, vai acontecer entre os dias 18 e 20 de setembro em Berlim, na Alemanha. Clique aqui para acessar o site oficial da conferência.

Os pesquisadores submeteram um projeto de sessão especial para o evento, com o tema: “Abordagens metodológicas para captar fluxos entre pesquisa, conhecimento e políticas públicas: o papel de bases abertas e das desigualdades em evidência”.

“Conseguimos discutir os resultados parciais, o que tem ajudado muito a pensar a continuação da pesquisa e análise dos dados. Além disso, a participação contribui para divulgar nossa pesquisa para uma comunidade científica mais ampla e também para dialogar com pesquisadores que estão pesquisando assuntos semelhantes ao redor do mundo”, afirma Evandro Coggo, um dos coordenadores da Frente 1 do Pesquisa da Pesquisa, que avalia a conexão entre financiamento e fomento aos impactos da pesquisa científica.

A sessão especial vai discutir estudos que exploram de forma sistemática os “documentos de políticas” como fontes para avaliar o impacto da pesquisa científica, com foco em dois aspectos: a complementaridade entre dados abertos e proprietários neste tipo de documento e as desigualdades de cobertura entre o Sul Global e o Norte Global em relação a documentos de políticas e os resultados acadêmicos gerados a partir dessas fontes de dados. O objetivo da sessão é avançar na compreensão de diferentes metodologias que podem ser utilizadas para avaliar os impactos da produção de conhecimento em políticas públicas, e examinar em que medida as diferenças entre o Norte e o Sul Globais podem ser abordadas metodologicamente para melhor compreender esse tipo de impacto.

A pesquisadora Yohanna Juk, que também fez parte da elaboração do projeto aprovado, destaca ainda que o evento é uma oportunidade de ampliar a visibilidade das pesquisas brasileiras. “Temos também a oportunidade de receber feedbacks importantes de pesquisadores mais experientes e, em alguns casos, de realizar colaborações com outros grupos de pesquisa internacionais. Por fim, podemos circular o nome da universidade e do nosso projeto em rodas relevantes da pesquisa internacional sobre CTI, trazendo as particularidades do contexto brasileiro e contribuindo com resultados empíricos e discussões teóricas relevantes”, diz a pesquisadora.

Ela destaca ainda a importância da STI, conferência que motivou a criação do manifesto sobre o uso responsável de métricas nas discussões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Intitulado “The Laiden Manifesto”, o documento foi elaborado na 19ª edição da STI e publicado na revista científica Nature. Ele visa guiar o uso responsável de métricas na avaliação da pesquisa, abordando princípios como a importância da pesquisa qualitativa, transparência, objetivos claros, dentre outros. Clique aqui para ler o manifesto na íntegra.

Publicado em:Notícias,Participação em Eventos Acadêmicos