“Pesquisa da Pesquisa” participa de reunião de cooperação internacional em Stellenbosch, África do Sul

Pesquisadores que integram o projeto “Pesquisa da Pesquisa” participaram de uma reunião de cooperação internacional sobre análise de grandes bases de dados (Big Data) e Inteligência Artificial para políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Workshop on Big Data analytics and AI for STI Policy). O grupo de trabalho se reuniu na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, entre os dias 17 e 19 de abril.

Os pesquisadores Sérgio Salles-Filho e Adriana Bin, coordenadores das Frentes 1 e 2 do Pesquisa da Pesquisa, respectivamente, representaram o Projeto no evento. “Isso tem tudo a ver com o Pesquisa da Pesquisa, porque estamos fazendo exatamente isso: buscando e estruturando dados para criar informações que nos ajudem a entender os mecanismos pelos quais a pesquisa funciona e tomar decisões com base nisso”, explica a pesquisadora e coordenadora da Frente 2, Adriana Bin.

A iniciativa foi resultado da cooperação internacional entre o Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) e o Innovation Systems, Strategies and Policy project, ambos da Unicamp, sediados no Instituto de Geociências; o Centre for Research on Evaluation, Science and Technology (CREST), da Universidade de Stellenbosch; e o Centre for Science and Technology Studies (CWTS), da Universidade de Leiden, na Holanda.

“É fundamental discutir a infraestrutura de dados para que possamos obter mais evidências, desenhar melhores políticas e proporcionar mais retorno para a sociedade”, destaca o coordenador geral do Pesquisa da Pesquisa, Sergio Salles-Filho.

Publicado em:Notícias,Participação em Eventos Acadêmicos