Menu fechado

Geopi participa do Colóquio Diásporas Científicas e Colaborações Internacionais: os Brasileiros no Exterior

A pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi/Unicamp) e do projeto Pesquisa da Pesquisa, Ana Maria Carneiro, é uma das palestrantes do “Colóquio Diásporas Científicas e Colaborações Internacionais: os Brasileiros no Exterior”. O evento, que faz parte das Conferências Preparatórias Livres para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A atividade acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, no formato híbrido. Clique aqui para se inscrever. 

A pesquisadora, que coordena a Frente 3 do projeto Pesquisa da Pesquisa, intitulada “Trajetórias profissionais e mobilidade de pesquisadores”, é uma das participantes da mesa 1: “Da fuga de cérebros às redes científicas globais: transformações teóricas e práticas”. Participam também da mesa Lucas Luchilo (UNICABA), Kleinsy Bonilla (Organization of Women in Science for the Developing World) e Denise Pires de Carvalho (CAPES). A mesa será a primeira do evento, e acontece às 10h do dia 18 de abril. 

Trajetórias profissionais e mobilidade de pesquisadores

O tema da Mesa é um dos abordados pelo projeto Pesquisa da Pesquisa, em sua Frente 3, “Trajetórias profissionais e mobilidade de pesquisadores”. Coordenada pela professora Ana Maria Carneiro, a Frente busca identificar e traçar trajetórias profissionais, de trabalho e a dinâmica de mobilidade de pesquisadores. 

A equipe do projeto tem como objetivo captar padrões empíricos, mudanças institucionais e a própria composição do cenário de mobilidade acadêmica de brasileiros. As pesquisas podem auxiliar na implementação de políticas públicas, fortalecimento de agências de fomento e a criação de programas e outros mecanismos que ampliem a igualdade na geração de oportunidades de mobilidade acadêmica no país. 

Para ler as publicações científicas dessa e das demais frentes do projeto Pesquisa da Pesquisa, clique aqui.

Confira a programação completa:

18 de abril

9h-10h – Mesa de abertura

10h-12h – Mesa 1 – Da fuga de cérebros às redes científicas globais: transformações teóricas e práticas: Ana Maria Carneiro (Unicamp), Lucas Luchilo (UNICABA), Kleinsy Bonilla (Organization of Women in Science for the Developing World), Denise Pires de Carvalho (CAPES) (a confirmar)

12h-13h30 – Almoço

13h30-15h30 – Mesa 2 – Novos fluxos de recursos e formação de capacidades científicas entre Norte e Sul Global: Vinicius Kauê Ferreira (UERJ), Sofia Daher (CGEE), Marlon José (CNPq), Charlotte Grawitz (Euraxess)

15h30-16h00 – Coffee break
16h00 – 18h00 – Mesa 3 – Diplomacia Científica e Internacionalização: Janina Onuki (USP), Mayra Jurua Gomes de Oliveira (Unicamp|UQÀM), Luisa F. Echeverría-King (Latin American and Caribbean Network of Science Diplomacy), Euclides de Mesquita Neto (FAPESP e Global Research Council)

19 de abril

10h-12h – Mesa 4 – A diáspora como parceria estratégica nas políticas de inovação: Hebe Vessuri (Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas), Rafael Polidoro (SciBR, Universidade de Indiana), Julia Salles (Universidade de Montréal), María del Pilar Ramírez Gröbli (Asociación Colombiana de Investigadores en Suiza)

12h-13h30 – Almoço

13h30-15h30 – Mesa 5 – Colaborações Brasil-Québec e a Francofonia: Francisco Loiola (Montréal), Kelly Russo (UERJ), Philippe Turcot (Ministério das Relações Exteriores e Francofonia do Québec)

15h30-16h00 – Coffee break

16h00-18h00 – Mesa 6 – Colaborações Brasil-Estados Unidos: Eliseu de Oliveira (CEO na LifeScius, Inc, EUA), Paul Amar (UCSB), Luiz Loureiro (Fulbright Foundation), Alvaro Lima (Instituto Diáspora Brasil)

O evento contará também com a exposição Dançando a terra, dançando o corpo, organizada por Déborah Maia de Lima (McGill University, Canadá).

Organização

Coordenação científica

Vinicius Kauê Ferreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)

Julia Salles (Universidade de Montréal, Canadá)

Francisco Loiola (Universidade de Montréal, Canadá)

Ana Maria Carneiro (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)

Amabilly Bonacina (Universidade de Montréal, Canadá)

Leonardo Francisco Azevedo (Universidade Federal do Rio de Janeiro – MN, Brasil)

Instituições organizadoras

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidade de Montréal (UdeM)

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

South-South Exchange Programme for the Research on the History of Development (SEPHIS)

Instituições parceiras

Brasileiros pelo Avanço da Internacionalização do Conhecimento (BRAIN)

Núcleo de Vivências Ex-Bolsistas Brasileiros no Exterior

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ

Apoio

Ministère des Relations Internationales et de la Francophonie du Québec

Instituto Serrapilheira

Orfalea Center – University of California, Santa Barbara

Diretoria de Cooperação Internacional da UERJ

Publicado em:Notícias,Participação em Eventos Acadêmicos