PROFitos BioAM na Reunião Conjunta ESOCITE/4S 2022

O evento foi realizado entre os dias 07 e 10 de dezembro de 2022 em Cholula, México.

Pesquisadoras do PROFitos BioAM Prof.ª Dr.ª M. Beatriz Bonacelli, Nataly Cubides Zuñiga e Eimy Carolina Cubides Zuñiga participaram da Reunião Conjunta ESOCITE/4S 2022, realizado em Cholula, México. Esta foi a segunda conferência conjunta na América Latina e incluiu sessões multilíngues em espanhol e/ou português e inglês.

 Organizado pela Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología, The Society for Social Studies of Science e pela Universidad Iberoamericana Puebla, o evento teve como objetivo refletir sobre as práticas, representações, materializações e dinâmicas das relações sociais nas quais a ciência, a tecnologia e o conhecimento são elementos centrais. Mais informações do evento aqui.

As pesquisadoras participaram do painel 342. Understanding biosocial technical system, com o trabalho “Sistemas Técnicos Biossociais: O Caso Das Farmácias Vivas E As Instituições De CTI No Brasil“, com apresentação da doutoranda Nataly Cubides Zuñiga.

Resumo da apresentação: O Programa Farmácias Vivas, originado na academia (1980) e institucionalizado no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro (2010), visa oferecer assistência farmacêutica fitoterápica por meio de atividades educativas, de produção de plantas medicinais e distribuição de fitoterápicos. São um tipo de farmácia de manipulação, mas com disposição de fitoterápicos ao SUS, sem comercialização. O Programa busca conectar diversos atores como comunidade, secretarias de saúde, cooperativas de produtores e instituições da CTI – universidades e centros de pesquisa etc. Estes últimos desempenham um papel importante no uso, produção e disseminação do conhecimento científico. O objetivo deste trabalho é explorar como as instituições da CTI estão atuando no Programa em casos selecionados, no marco dos sistemas técnicos biossociais, uma vez que as Farmácias Vivas integram elementos sociais, como a saúde pública, com elementos biológicos, como as plantas medicinais, e artefatos biotecnológicos – representados pelos fitoterápicos. Este trabalho faz parte de uma pesquisa em curso que usa metodologia descritiva, quantitativa e qualitativa, baseada na consulta a fontes secundárias de informação. Os resultados preliminares permitiram identificar 141 Farmácias Vivas no Brasil, das quais 32 contam com a participação destas instituições que exercem essencialmente duas atividades: ensino e fornecimento de infraestrutura e recursos humanos. Espera-se contribuir para a compreensão do papel das instituições da CTI na formação e capacitação de profissionais na produção de fitoterápicos, no avanço do conhecimento relativo à biodiversidade do país, bem como na valorização das plantas medicinais e dos biomas onde elas se encontram e dos conhecimentos associados no contexto da sustentabilidade.1

  1. CUBIDES ZUÑIGA, N.; CUBIDES ZUÑIGA, E. C.; BONACELLI, M. B. M. Sistemas Técnicos Biossociais: O caso das Farmácias Vivas e as instituições de CTI no Brasil. Em: 4S ESOCITE 2DO CONGRESO CONJUNTO. Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y Tecnología (ESOCITE), Society for Social Studies in Science y Universidad Iberoamericana Puebla. Panel: Understanding biosocial technical system. Cholula, México: 7 – 10 de dezembro de 2022. ↩︎

Back
SHARE

PROFitos BioAM na Reunião Conjunta ESOCITE/4S 2022