O PROFitos BioAM participa do XV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO)

Evento ocorreu entre os dias 7 e 11 de novembro de 2023 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém/PA

Com a participação de pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais e sociedade civil, o Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) de 2023 foi sediado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e teve como tema central os “Desafios e caminhos para uma economia da sociobiodiversidade na Amazônia” .

A ECOECO 2023 buscou contribuir com o debate sobre os desafios da construção de uma economia da sociobiodiversidade na Amazônia.

PROFitos na ECOECO

As pesquisadoras do PROFitos Rosana Icassatti Corazza (UNICAMP), Nadja Lepsch-Cunha (INPA), Maria Beatriz Bonacelli (UNICAMP) e Rosana Zau Mafra (UFAM) propuseram e coordenaram a Sessão Temática ST 08: ‘Fitoterápicos: experiências exitosas e proposições para o fortalecimento de arranjos, cadeias e redes produtivas sustentáveis com base em insumos amazônicos”. Nela, colegas pesquisadores interessados na temática dos fitoterápicos de origem amazônica apresentaram suas experiências em pesquisa e/ou em desenvolvimento, com destaque para casos bem-sucedidos e proposições para o  desenvolvimento em bases sustentáveis.

Sessão I

No ST 08 tivemos a apresentação da Dra. Nadja Lepsch-Cunha (INPA), com o trabalho “Plantas Medicinais Amazônicas Potenciais ao Desenvolvimento de Fitoterápicos: um Estudo Bibliométrico”, de autoria de Henrique Nascimento (INPA), Nadja Lepsch-Cunha (INPA), Vinicius Muraro (Lund University), Cecilia Veronica Nunez (INPA), M Beatriz Bonacelli (DPCT/Unicamp).

Também tivemos a apresentação da Profa. M. Beatriz Bonacelli (DPCT/Unicamp), com o trabalho “Ecosistemas de conocimiento y Farmacias Vivas en la promoción de medicamentos fitoterápeuticos: tres casos de estudio”, de autoria de Nataly Cubides Zuñiga (IG/Unicamp), M Beatriz Bonacelli (DPCT/Unicamp).

Profa. M. Beatriz em sua apresentação no ST08 da ECOECO 2023

Já a Dra. Ana Lucia Assad (A.B.E.L.H.A.) apresentou seu trabalho “O potencial do guaraná e da andiroba para a promoção de fitoterápicos no estado do Amazonas pela ótica dos atores locais”, de autoria de Rosana Zau Mafra (UFAM), Nadja  Lepsch-Cunha (INPA), Maria Beatriz Bonacelli (DPCT/Unicamp), Ana Lúcia Assad (A.B.E.L.H.A.), Jorge Porto (INPA) e Gabriela Ramos Andrade (UEA).

A Profa. Rosana Icassatti Corazza (DPCT – IG/Unicamp) também participou do ST 08 com a apresentação do trabalho “Regulamentação de fitoterápicos na Alemanha diante de normativas da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos, de autoria de Beatriz Matos Spalletta (Unicamp), Eimy Carolina Cubides Zuñiga (Unicamp), Rosana Corazza (DPCT – IG/Unicamp), na sessão I, e com o trabalho Fitoterapéuticos en Colombia: Una Revisión del marco regulatorio”, de autoria de Eimy Carolina Cubides Zuñiga (Unicamp), Beatriz Matos Spalletta (Unicamp), Rosana Corazza (DPCT – IG/Unicamp), na sessão II.

Sessão II

O Doutorando Xadreque Vitorino Macuácua (UFAM), também marcou presença com a apresentação do trabalho “Avaliação do conceito e a abrangência da bioeconomia da sociobiodiversidade na cadeia de valor dos fitoterápicos”, de autoria de Xadreque Vitorino Macuácua (UFAM), Henrique dos Santos Pereira (UFAM).

O ST08 da ECOECO contou com a apresentação do Prof. Henrique dos Santos Pereira (UFAM) em suas sessão II, com o trabalho Prospecção de espécies medicinais e o potencial para o desenvolvimento da bioeconomia em comunidades tradicionais no Médio Solimões – AM: aportes iniciais”, de autoria de Tabatha Benitz (Instituto Mamirauá), Henrique dos Santos Pereira (UFAM).

Prof. Henrique realizando sua apresentação no ST08 da ECOECO 2023

Por fim, a Profa. Rosana Zau Mafra (UFAM) também fez sua apresentação no ST08 com o trabalho Bioeconomia na Amazônia e conhecimento tradicional: uma reflexão a partir do Projeto PROFitos-BioAM”, de autoria de Carla Ladeira Pimentel Águas (Unicamp), Leda Maria Caira Gitahy (Unicamp), Rosana Zau Mafra (UFAM).

Profa. Rosana realizando sua apresentação no ST08 da ECOECO 2023

PROFitos EM MESA REDONDA ECOECO

Além das apresentações  mencionadas,  a pesquisadora do PROFitos BioAM Profa. Rosana Icassatti Corazza foi convidada para a participação na Mesa Redonda da ECOECO – MR02: Cadeias produtivas da sociobiodiversidade na Amazônia, que ocorreu no dia 8/11. A mesa também foi composta pelos pesquisadores Charles Hanry Faria Junior (UFOPA), Heitor Dellasta (SITAWI/Unicamp), João Campos-Silva (Instituto Juruá), Luz Marina Lopes de Almeida (SEMAS-PA) e mediação de Maria Sylvia Macchione Saes (USP).

Profa. Dra. Rosana realizando sua apresentação no ST08 da ECOECO 2023

A MR02 buscou discutir ações de bioeconomia sustentável, apresentando experiências de cadeias produtivas da sociobiodiversidade na Amazônia,  em que o uso sustentável dos recursos valorizassem a sociobiodiversidade e os conhecimentos e tradições locais, contribuindo para “manter a floresta em pé”.

ENCONTRO DA EQUIPE

Aproveitando o momento de encontro proporcionado pela ECOECO 2023 em Santarém/PA, os pesquisadores e pesquisadoras do PROFitos puderam realizar uma reunião da equipe nas dependências da UFOPA.

Reunião de Equipe PROFitos BioAM 2023, Santarém/PA