PROFitos BioAM apresenta o jogo Fito Trunfo na Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2022

A 17ª edição do UPA foi realizada no dia 27 de agosto de 2022 na Universidade Estadual de Campinas

A edição de 2022 marca a volta presencial pós-pandemia do Unicamp de Portas Abertas (UPA), programa anual que recebe escolas e visitantes para conhecer o campus da universidade, com uma programação composta por oficinas, visitas a institutos e laboratórios de pesquisa, palestras, apresentações culturais e divulgação de pesquisas.

Dentre as atividades do UPA 2022 foi organizada a sessão “Fito Trunfo – Plantas Medicinais Amazônicas”, no Instituto de Geociências/Unicamp, como forma de apresentar e difundir conhecimentos sobre as espécies de plantas medicinais que têm ampla distribuição geográfica na região Amazônica. Sob responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Rosana I. Corazza e da Dr.ª Carla L. P. Águas, a sessão envolveu alunos visitantes, professores e pesquisadores da equipe do PROFitos BioAM.

O jogo, construído como uma das ações de divulgação científica das pesquisas realizadas no âmbito do projeto PROFitos BioAM, teve como objetivo apresentar de forma lúdica algumas espécies de plantas medicinais amazônicas e seus dados e características aos participantes. Após a rodada, realizou-se uma conversa sobre o projeto. Conheça o Fito Trunfo aqui.

Carta Unha de Gato: Uncaria tomentosa.

Com o tema “Ciência que Constrói”, o evento realizado em 27 de agosto de 2022 buscou mostrar a importância da pesquisa científica na elaboração de políticas públicas que afetam toda comunidade e refletir sobre o  papel da ciência como instrumento que viabiliza uma sociedade mais justa, democrática, diversa e inclusiva. A edição recebeu mais de 32 mil visitantes.