PROFitos BioAM realiza Painel de Especialistas sobre espécies medicinais amazônicas

Especialistas convidados ponderam sobre espécies e critérios para desenvolvimento de fitoterápicos

Em abril de 2022, foi realizado o Painel de Especialistas do PROFitos BioAM, em formato virtual, reunindo profissionais da pesquisa, do serviço público, do setor privado e do não-governamental para debater e avaliar a metodologia em construção de classificação e priorização para a integração da cadeia de fitoterápicos no Brasil, com foco nas plantas medicinais amazônicas. 

Participantes do Painel

Após explicar o objetivo e as atividades desempenhadas pelo projeto, os participantes foram distribuídos em 3 grupos de trabalho, com cerca de 8 especialistas cada um (num total de 18 contribuintes de instituições distintas – ver figura ao lado). Cada grupo contou com membros da equipe do PROFitos BioAM como coordenadores e relatores.

Instituições distintas compartilharam visões e experiências sobre as espécies medicinais amazônicas e a cadeia técnico-produtiva de fitoterápicos

Dinâmica coletiva de trabalho

A dinâmica propôs aos especialistas dois exercícios complexos. Os exercícios foram de atribuição de notas (variando de 1 a 3), sobre:

  • O potencial da espécie medicinal amazônica pré-definida para o desenvolvimento do fitoterápico considerando critérios e variáveis relacionadas também pré-definidos;
  • Ponderar a relevância dos mesmos critérios e variáveis para o desenvolvimento de fitoterápicos
Painel de Especialistas do PROFitos BioAM (abril/2022)

Foi apresentada tabela de Espécies Medicinais Amazônicas e Critérios e Variáveis de Análise, resultado dos trabalhos na FRENTE III do projeto – Classificação e Priorização de Espécies Medicinais, e base para a realização dos exercícios propostos. Dos 3 grupos agoradesign.it formados, dois discutiram a espécie Uncaria tomentosa (unha de gato) e o terceiro discutiu a Paullinia cupana (guaraná).

Alguns resultados…

A metodologia proposta foi validada e abriu espaço para a partilha de diferentes visões, conhecimentos e opiniões de atores envolvidos no processo. 

Os critérios propostos foram bem avaliados, com contribuições importantes de substituição de uma ou outra variável, como por exemplo “tempo/intervalo de colheita” e “parte da planta” utilizada para fins medicinais.

A avaliação das duas espécies analisadas ressaltou diferenças entre suas cadeias técnico-produtivas. Por exemplo, enquanto o guaraná tem sua produção bem estabelecida, a unha de gato carece de certificação da matéria-prima

Confira abaixo o Quadro-síntese dos critérios e variáveis elencados para classificação de espécies medicinais propostos e debatidos no Painel de Especialistas.

Quadro-síntese do Painel de Especialistas apresentando os critérios e variáveis de classificação das espécies medicinais propostos aos especialistas.

Mais resultados do evento serão apresentados em eventos e publicações do projeto.

Back
SHARE

PROFitos BioAM realiza Painel de Especialistas sobre espécies medicinais amazônicas