PROFitos BioAM participa do XXVI Simpósio de Plantas Medicinais Brasileiras

Evento ocorreu de 26 a 28 de outubro de 2022 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém/PA

O Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil (SPMB), é um evento bienal organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e instituições de pesquisa do Brasil. O XXVI SPMB foi sediado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em parceria com a FIOCRUZ – Farmanguinhos.

Chamada para o XXVI Simpósio de Plantas Medicinais Brasileiras

O evento tem como objetivo promover a discussão em todos os campos da pesquisa e inovação na área de plantas medicinais, produtos naturais e medicamentos fitoterápicos. Em 2022, primeira edição sediada no interior da Amazônia, o tema do Simpósio “PLANTAS MEDICINAIS: Integrando conhecimento tradicional e científico” permeou conferências, palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos e mini-cursos.

Palestras

Durante o evento, a Dra. Nadja Lepsch-Cunha, analista de C&T do INPA e pesquisadora do PROFitos BioAM, apresenta o projeto e os resultados já alcançados em quase dois anos de pesquisa, despertando o interesse dos cientistas que atuam em pesquisas com plantas medicinais. O tema de sua palestra foi “Prospecção e priorização de plantas medicinais para o desenvolvimento da cadeia de fitoterápicos da Amazônia”.

Dra. Nadja apresentando o projeto PROFitos BioAM e seus resultados parciais no XXVI Simpósio de Plantas Medicinais Brasileiras
O pesquisador do PROFitos, Prof. Dr Henrique Pereira, apresentando a Rede Rhisa no evento.

O Prof. Dr. Henrique Pereira da UFAM, também pesquisador do PROFitos BioAM, apresentou no evento a palestra “RHISA: uma iniciativa para interconexão do ecossistemas de C,T&I da Amazônia Legal”. A Rede Rhisa une pesquisadores, governos, indústrias e a sociedade civil em prol do fomento da economia e desenvolvimento de tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Apresentação de pôsteres

Além das palestras mencionadas, o PROFitos BioAM submeteu dois resumos e os apresentou na modalidade pôsteres, incluindo pesquisa realizada pelo também pesquisador do projeto, mestre Xadreque Macuácua, sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Pereira. Foram eles:

• “Farmácia Verde de Manicoré: Uma iniciativa para a valorização dos conhecimentos e práticas fitoterapêuticas tradicionais” (Xadreque Vitorino Macuácua; Henrique dos Santos Pereira)
  • “Plantas medicinais exóticas introduzidas na Amazônia presentes nos compêndios oficiais da ANVISA e do Ministério da Saúde” (Nadja Lepsch-Cunha; Gabriela Ramos Andrade; Henrique Eduardo Mendonça Nascimento; Fabiana dos Santos e Souza Frickmann)

Confira outros eventos em que os pesquisadores do PROFitos BioAM apresentaram suas pesquisas.

PROFitos BioAM participa do XXVI Simpósio de Plantas Medicinais Brasileiras