PROFitos BioAM no Ciclo de Debates da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Pesquisadores do PROFitos BioAM debatem a cadeia de fitoterápicos amazônicos

Realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) neste mês de outubro de 2022, o evento promoveu espaços de discussão presenciais, on-line e híbridos, gratuitamente, de popularização da ciência para a sociedade. O PROFitos BioAM participou debatendo a pesquisa sobre a cadeia de fitoterápicos de origem amazônica.

O evento comemora o bicentenário da independência do Brasil com divulgação da ciência nacional
O evento comemora o bicentenário da independência do Brasil com divulgação da ciência nacional

O ciclo de debates reuniu contribuições sobre o tema “Sustentabilidade da pesquisa e tecnologia na Amazônia”. Um dos debates contou com a participação de pesquisadores do PROFitos. Foi o caso das “Inovações no planejamento em pesquisa: o caso da prospecção e priorização de fitoterápicos Amazônico” (clique aqui ou no link abaixo e assista na íntegra).

PROFitos BioAm integra debate interdisciplinar e interinstitucional

À convite da Coordenação de Tecnologia e Inovação (COTEI) do INPA e sob a mediação ilustre do Dr. Charles Clement (INPA), o debate contou com pesquisadores da equipe interdisciplinar e interinstitucional do projeto PROFitos BioAM:

  • Dra. Nadja Lepsch-Cunha (INPA)
  • Dra. Rosana Corazza (UNICAMP)
  • Dra. Ana Lúcia Assad (A.B.E.L.H.A.)
  • Dr. Henrique Pereira (UFAM)
  • Dr. Reinaldo Costa (INPA)
Dr. Charles Clement media, ao final das apresentações, as perguntas da audiência e respostas dos pesquisadores.

O debate explorou, com foco na Amazônia, desafios e oportunidades nas diferentes etapas e para diversas rotas de produção das plantas medicinais, sobretudo as amazônicas, e seus derivados.

Pesquisa interdisciplinar e ações coordenadas para a integração da cadeia

Dentre as informações e reflexões aportadas pelos pesquisadores, destacam-se pontos importantes como o conceito normativo e os tipos de fitoterápicos encontrados no mercado nacional e os marcos e a evolução regulatória do acesso à biodiversidade e da produção de fitoterápicos. Além disso, foram expostos aspectos do panorama mundial e a iniciativa do projeto de estudo sobre as experiências com fitoterápicos em países selecionados, com auxílio da ferramenta Benchmarking. Também foi pontuada a necessidade de governança e integração de atores e instituições nacionais como premissa para o desenvolvimento sustentável e efetivo da cadeia de plantas medicinais.

De fato, dados dos resultados parciais da pesquisa evidenciam a desarticulação da produção agronômica de plantas medicinais e as lacunas estruturais existentes no estado do Amazonas para o beneficiamento primário adequado dos Insumos Farmacêuticos Ativos Vegetais (IFAV’s). Consequentemente, as empresas regionais, como as farmácias de manipulação, recorrem à importação do sudeste do país de insumos qualificados oriundos da região amazônica.

Neste contexto, conforme pontua a Dra. Nadja por ocasião deste evento, o planejamento em pesquisa e o desenvolvimento de metodologia científica “que olhe a parte técnica, a parte científica e a parte produtiva”, com finalidade de prospecção e priorização de espécies para a integração coordenada das ações da cadeia de fitoterápicos, tendo a sustentabilidade como eixo transversal, constitui o principal objetivo do projeto PROFitos BioAM.

Clique para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=PN47tBWopUo&ab_channel=INPA_2022

Back
SHARE

PROFitos BioAM no Ciclo de Debates da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia