Principal

O objetivo principal do Laboratório de Pedologia é o de congregar docentes e alunos interessados nos estudos de pedogênese, relação solo/relevo e paleossolos (de diferentes períodos) na análise da dinâmica e evolução da paisagem.
O Laboratório também se constitui em local para consultas dos alunos de graduação da disciplina Pedologia (GF 508) e da disciplina de pós-graduação Paleopedologia Aplicada à Paleogeografia (GG035)

Atualmente a equipe do Laboratório possui como principais áreas de interesse:


• Perfis de Alteração Terciários e Superfícies Geomórficas – procura mapear a ocorrência das superfícies geomórficas do Paleógeno associadas aos perfis de alteração que concentraram ferro e/ou sílica (ferricretes e silcretes) que compõem importante marco geomorfológico regional.


• Paleossolos da Formação Marília - procura identificar os diferentes tipos de perfis de paleossolos nas áreas de ocorrência da Formação Marília, determinando os paleoambientes do Cretáceo Superior na porção norte da Bacia do Paraná.


• Cobertura Pedológica e Escorregamentos de Massa na Serra do Mar – objetiva contribuir para a compreensão dos mecanismos de escorregamentos na Serra do Mar, na porção norte do litoral paulista, delimitando o papel da cobertura pedológica nestes escorregamentos.


• Relação Solos/Depósitos em Terraços e Várzeas – procura delinear a relação existente entre colúvios e alúvios na formação de solos e solos enterrados.

Coordenador: Prof. Dr. Francisco Sérgio Bernardes Ladeira

Criar site
Nº de Acessos desde Dezembro de 2009