Anais

2025

OLIVEIRA, R. C. de; FERREIRA, A. T. da S.; LIMA, C. O.; SALVADOR, D. S.; GUERRA, F. C.; SILVA, G. P. da; SOARES, I. G.; BRAZ, J. S.; OLIVEIRA, J. G. de; AQUINO, M. C.; MORAIS, M. S. de; CHARLES, R.; MACEDO, S. de A.; SAMPAIO, S. A.; BATISTA, T. R. (orgs.). Caderno de Resumos do II Seminário de Pesquisa do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos. Campinas, SP: [s.n.], 2025. 110 p. ISBN 978-65-01-75100-9. DOI: https://doi.org/10.29327/5700318.

Os Anais de Resumos do II Seminário de Pesquisa do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (II SPNEAL) reúnem 64 trabalhos apresentados entre 15 e 17 de setembro de 2025, no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizado em comemoração aos 20 anos do NEAL, o evento teve como tema “Avanços e Desafios no Planejamento Diante das Mudanças Climáticas” e contou com a participação de pesquisadores, estudantes e gestores de onze países ibero-americanos. A coletânea reflete a diversidade de abordagens voltadas à análise das paisagens, vulnerabilidade ambiental, gestão costeira e mitigação dos impactos climáticos, reafirmando o papel do NEAL como espaço de formação, pesquisa e cooperação científica internacional.

2018

OLIVEIRA, R. C. de; FOLHARINI, S. de O.; MENGATTO JÚNIOR, E. A. (orgs.). Anais do I Seminário de Pesquisa do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos. [S.l.: s.n.], 2018.

O Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (Neal), em atividade desde 2005 no Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, realizou um seminário em 21 de setembro de 2018 para apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas em parceria com a Universidade de Havana. O evento fez parte do projeto temático Fapesp intitulado “A paisagem como unidade de análise espacial sob uma abordagem geossistêmica: o litoral do Estado de São Paulo/Brasil e o litoral de Havana/Cuba”, com a presença de pesquisadores cubanos. Os estudos são embasados na abordagem da geoecologia da paisagem e propõem a elaboração de cartografia síntese com vistas ao planejamento territorial e uma análise sobre os modelos de gestão costeira adotados nos dois países. O projeto em conjunto com os cubanos foi viabilizado por meio de aditivo ao convênio guarda-chuva anteriormente firmado entre a Unicamp e a Universidade de Havana, no âmbito institucional, e que está aberto a todas as unidades.

Rolar para cima