Pesquisadoras e Pesquisadores colaboradores

Cenira Maria Lupinacci

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Geografia (1997), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e livre docência em Geomorfologia. Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia geomorfológica, erosão e planejamento ambiental.(Extraído do currículo Lattes)

Salvador Carpi Junior

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (1989), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (1996), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (2001), todos pelo campus de Rio Claro, e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista-campus de Presidente Prudente (2011) . Atualmente é profissional de apoio a pesquisa, ensino e extensão no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, Análise Ambiental, Recursos Hídricos, Cartografia, Educação Ambiental, Riscos Ambientais, Patrimônio Natural e Ambiental entre outras.(Extraído do currículo Lattes)

Archimedes Perez Filho

Graduação Bacharel Geógrafo e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1978). Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1987)e Livre Docente, professor Adjunto e Títular pela Unicamp. Realizou cursos no Inter American Geodetic Survey Cartographic School e na antiga URSS sobre Aspéctos Geológicos de la proteccion del médio ambiente, organizado e patrocinado pela United Nations Educational Scientific And Cultural Organization- UNESCO. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Geografia do Instituto de Geociências, atuando no ensino de graduação e Pós-graduação. Tem experiência na área de Geografia Física e Geociências, com ênfase em Geomorfologia e solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrográfica, Fragilidade ambiental de terras e suas relações com uso e ocupação e Geomorfologia do Quaternário com ênfase em geocronologia. A abordagem sistêmica é concepção teórica e metodológica de seus trabalhos e de seus orientandos. Membro Coordenador da Área Geociências – FAPESP – (2007 – atual). Foi coordenador do CA/SA CNPq e Membro do CATC/CNPq.(2012 a 2013). Atualmente membro suplente do CA/SA CNPq.(Extraído do currículo Lattes)

Raul Reis Amorim

Professor Livre Docente (Professor Associado I) na área de Geografia pelo Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP. É o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia e foi Chefe do Departamento de Geografia (DGEO) por dois mandatos no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – 2007, e Doutor em Geografia também pela UNICAMP (2011). Conclui Estágio de Pós-Doutorado na UNICAMP (março/2015). Foi professor Adjunto do Departamento de Geografia de Campos (GRC) da Universidade Federal Fluminense entre março/2010 e agosto/2015, atuando como professor da área de Geografia Física nos cursos de graduação e mestrado em Geografia. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Análise Geossistêmica da Paisagem, Vulnerabilidade, Suscetibilidade, Exposição e Resiliência às inundações; Gestão de Bacias Hidrográficas com ênfase na conservação da água, solo e cobertura vegetal.(Extraído do currículo Lattes)

Sirius Oliveira Souza

Licenciado em Geografia pela Faculdade Pitágoras – Unidade Teixeira de Freitas (PROUNI). Especialista em ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2017). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Rio Claro (2018). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- campus I). É pesquisador líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST-UNIVASF). É membro do Grupo de Trabalho Direcionado sobre Depressão (GTD-Depressão), do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo (SBCR) em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é membro titular da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Cientifico -Tecnológica, na área de Ciências Humanas e Educação na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB e Avaliador do Programa Nacional de Livro Didático na área de Geografia (PNLD/CAPES). Foi Coordenador da Residência Pedagógica em Geografia da UNIVASF e participou das comissões de Classificação de PTT, Livros e Avaliação Qualitativa na avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação em Geografia – CAPES. Têm experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Cartografia Geomorfológica, Geotecnologias e Análise Ambiental.(Extraído do currículo Lattes)

Saulo de Oliveira Folharini

Pós-doutorado em andamento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (Portugal) no projeto CLICTOUR. Doutor em Geografia (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com estágio sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade do Kansas (Lawrence/USA). Mestre em Geografia (2015) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com estágio sanduíche (Santander Universidades) na Universidade do Minho (Guimarães/Portugal). Graduado em Geografia (Bacharelado, 2012) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – FFCL de São José do Rio Pardo (2008). Tem interesse nas seguintes linhas de pesquisa: Análise Geoecológica, Perda de Solo, Geomorfologia, Mudanças no uso e cobertura da terra, Serviços Ecossistêmicos, Zoneamento Ambiental, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto. Atua como professor no ensino básico e superior, consultor GIS em diferentes projetos. Foi bolsista DTI (CNPq) na Embrapa Monitoramento por Satélite e TT (FAPESP) na UNICAMP.(Extraído do currículo Lattes)

Marcelo da Silva Gigliotti

Possui graduação em geografia bacharelado e licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Mestrado em Geografia pelo programa de pós-graduação do Instituto de Geociências (Unicamp) – modalidade análise ambiental e dinâmica territorial. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, Zoneamento e Cartografia. Doutor em geografia pelo DGEO do Instituto de Geociências- UNICAMP. Professor do ensino superior e ensino básico. (Extraído do currículo Lattes)

Mauricio Santana Moreau

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1991), realizou seu Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1997) e seu Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Realizou seu estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é Professor Títular da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus – BA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento do uso da terra, geoprocessamento e manejo e gestão dos recursos naturais. (Extraído do currículo Lattes)

Rolar para cima