2024
OLIVEIRA, Regina Célia de.; AMORIM, Raul Reis. Análise dos componentes naturais e suas transformações. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2024.
A obra retrata parte dos resultados das atividades de parcerias internacionais e nacionais definidas a partir do projeto institucional Capes/Print/Unicamp, intitulado – Análise dos componentes naturais e das suas transformações – processo nº 88881.311030/2018-01. O projeto esteve vinculado também ao Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Geociências/Unicamp, e coordenado pelos professores Dra. Regina Célia de Oliveira e Dr. Raul Reis Amorim.
Os autores dos textos apresentados nesta obra, sob diferentes perspectivas, tiveram uma participação ativa no projeto, construindo relações de intercâmbios com visitas e estadias curtas no Brasil, e dos pesquisadores brasileiros nas universidades de origem dos parceiros. Houve a ministração de cursos, palestras, reuniões e visitas a campo, resultando em uma profícua troca de experiências profissionais e fortalecimento de relações de pesquisa sob vínculo internacional.
A obra se propõe a apresentar a diversidade dos trabalhos e linhas de pesquisas dos autores que debruçam sobre o tema central do projeto, dando contribuições plurais ao debate e trazendo provocações ao tema, convergindo na construção de novas propostas de projetos e ampliando parcerias.
2015
CUNHA, Cenira Maria Lupinacci (Org.) ; OLIVEIRA, Regina Célia de (Org.) . Baixada Santista; Uma contribuição à Analise Geoambiental. 1. ed. São Paulo: Unesp, 2015. v. 1. 255p .
Os ambientes litorâneos foram os primeiros ocupados pelo homem europeu no Brasil e apresentam, nos dias atuais, elevados índices de urbanização. Tais ambientes possuem elevado grau de suscetibilidade ambiental devido às suas características intrínsecas, tais como propriedades litológicas, hidrológicas, geomorfológicas, climáticas e biogeográficas.
É neste contexto que se insere a região litorânea do estado de São Paulo, na qual a intensa atividade turística, os portos, as indústrias e o desenvolvimento urbano, associados à sua fragilidade, geram um alto grau de alteração.
Na Baixada Santista, localizada no setor central do litoral do estado, a problemática principal relaciona-se à urbanização sobre os terrenos planos e inconsistentes da planície quaternária e sobre as vertentes íngremes dos Morros Isolados. Assim, têm-se problemas relacionados a enchentes, movimentos de massa nas encostas e instabilidade das fundações das construções.
Diante desse cenário, os projetos de planejamento devem considerar que a qualidade de vida de moradores e turistas depende de ações adequadas, fundamentadas em bases sólidas de conhecimento, visando à conservação e manutenção das características ambientais. Os estudos que integram esta obra investigam as interações entre as características físicas da Baixada Santista e a ocupação desses terrenos. Ao analisar tais interações, busca-se realizar um diagnóstico das condições ambientais da Baixada Santista, apontando problemáticas ambientais municipais a serem gerenciadas pelo poder público nos processos de planejamento.
ISBN: 9788568334553