Apresentação
Desde 2005, o Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL) do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vem desenvolvendo atividades de pesquisas relacionadas a geomorfologia aplicada ao planejamento, tendo como perspectiva a abordagem sistêmica, produzindo discussões acerca da dinâmica de funcionamento da paisagem e as relações de uso e ocupação das terras, com maior ênfase aos estudos na área costeira. O grupo é formado por alunos dos cursos de graduação em geografia e geologia e dos alunos do curso de pós graduação – mestrado e doutorado em Geografia do Instituto de Geociências/Unicamp, além de pesquisadores deste e de outros Institutos e Universidades. Dentre os trabalhos executados pelo grupo de pesquisa, nos últimos anos temos debruçado sob a produção do estudo de zoneamento ambiental em diferentes escalas de análise, permitindo a construção de acervos cartográficos especializados além de importantes documentos teóricos/metodológicos disponíveis a aplicação publica. Temos concluído diversos trabalhos no âmbito acadêmico, resultante em sua maioria de projetos de pesquisa financiados pelas agencias de fomento, resultando em trabalhos no âmbito da graduação – iniciações científicas, monografias e trabalhos de conclusão de cursos; no âmbito da pós graduação, mestrados e doutorados. A divulgação dos resultados dos trabalhos, tem sido realizado na publicação de capítulos de livros, artigos em periódicos de seletiva política editorial e em anais de eventos científicos nacionais e internacionais relacionados a temática geográfica. O
grupo é cadastrado no CNPq com o nome A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros.
Objetivos
Fomentar e disseminar conhecimento relevante nas áreas de estudos sociais e ambientais em zonas litorâneas, adotando uma perspectiva geossistêmica.
Efetuar e promover pesquisas sociais e ambientais, cujos desfechos possam impactar diretamente e indiretamente a atuação das entidades governamentais em âmbito federal, estadual e municipal.
Estabelecer sinergia com outras entidades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e/ou instituições de ensino, pesquisa e extensão, tanto no território nacional quanto no exterior.
Estabelecer uma conexão entre a comunidade científica e a sociedade, mediante a participação ativa em eventos acadêmicos.
Desenvolver e qualificar profissionais no contexto da investigação sistemática dos ecossistemas, valendo-se de uma abordagem sistêmica.