Autoria: SPUNCHIADO, B. F.; BERNARDINO, A. de A.; MACHADO, D. F. T.; LADEIRA, F. S. B.
Instituição: LABPED – IG|UNICAMP
Ano de publicação: 2021
Tipo de publicação: Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP
Resumo: O solo é um recurso natural, não renovável, e apesar das inúmeras funções desempenhadas na natureza, e de sua importância para os seres humanos, alguns estudos indicam que ainda há dificuldade por parte da população em identificar implicações da má gestão deste recurso (MULLER et al., 2017), ou relacionar os solos com importantes questões ambientais, em detrimento de outros temas como atmosfera ou recursos hídricos (OLIVEIRA, 2014). Tamanha preocupação, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) propôs uma data internacional para alertar sobre o gerenciamento inadequado dos solos. Desde 2015, comemora-se no dia 5 de dezembro, o Dia Mundial dos Solos. Neste sentido, a divulgação científica vem para auxiliar na propagação de informações com uma linguagem mais acessível, chegando a grupos sociais de diferentes faixas etárias, com diferentes vivências e saberes. A fim de propiciar uma percepção mais ampla sobre a veiculação de informações sobre solos nas redes sociais, este trabalho tem por objetivo identificar os perfis (ou páginas) e as características dos conteúdos produzidos, tomando como estudo de caso o uso do Instagram no Brasil.
Agradecimento: Este projeto é financiado pelo CNPQ por meio do Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC EM.