Fito Trunfo – Plantas Medicinais Amazônicas

Conheça o jogo

O jogo Fito Trunfo foi desenvolvido como material didático e de divulgação científica sobre os conhecimentos científicos e produtivos relativos às cadeias de fitoterápicos da Amazônia. A produção desse material se deu no âmbito das atividades do projeto PROFitos BioAM.

A primeira edição do jogo Fito Trunfo foi produzida de forma colaborativa pela equipe de pesquisadores – docentes, pesquisadores de pós-doutorado e estudantes de graduação e pós-graduação – nos estados de São Paulo, Amazonas e Pará, por meio de trabalho em rede, com grande protagonismo dos jovens pesquisadores, que contribuíram fortemente na criação da arte.

O jogo tem como principal objetivo apresentar, de forma lúdica, trinta e duas espécies de plantas medicinais amazônicas e suas características, a partir de rodadas no formato super-trunfo, que consiste em tomar todas as cartas de outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta. São, portanto, trinta e duas cartas. Em sua parte frontal há informações sobre as espécies, com foto. No verso, há o logo do projeto.

O jogo

São apresentadas, nas cartas, informações como: 1) nome popular, 2) nome científico, 3) forma de vida (liana, erva, árvore, arbusto), 4) forma de obtenção da matéria-prima no Amazonas (produção e organização agronômica), 5) grau de domesticação das espécies no Amazonas (características silviculturais) e 6) os usos terapêuticos (a partir de fontes científicas). As informações utilizadas para a competição no jogo contam com: patentes, artigos científicos, produtos no mercado, e idade da primeira colheita.

Acompanham o jogo de cartas uma folha de regras do jogo e instruções sobre o uso seguro de plantas medicinais, incluindo informações sobre riscos de intoxicação e contatos de emergência para tais casos.

Importância

O jogo aborda uma temática de grande relevância para o Brasil: a importância das plantas medicinais amazônicas e dos fitoterápicos e suas cadeias produtivas. Ao criar uma atividade interativa sobre esse tema, o projeto não apenas contribui para a disseminação de informações científicas precisas, mas também incentiva a participação ativa da comunidade na aprendizagem. O jogo se torna um veículo atraente para a transmissão de conhecimentos complexos, tornando-os acessíveis e interessantes para públicos de diferentes idades e níveis de escolaridade. Além disso, um de seus principais destaques é aliar conhecimentos tradicionais, científicos e produtivos das cadeias de fitoterápicos da Amazônia.

Difusão

O jogo tem sido disseminado especialmente no evento Universidade de Portas Abertas (UPA) Saiba mais aqui. Recentemente, o Projeto de extensão “FITOTRUNFO: conhecimentos tradicionais, científicos e produtivos das cadeias de fitoterápicos da Amazônia para a produção do jogo didático e de divulgação científica” foi aprovado no Edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PEX 2023, da Unicamp.

Fito Trunfo – Plantas Medicinais Amazônicas