Alunos de pós-graduação do NEAL participam do Programa Estágio Docente (PED)

O Programa de Estágio Docente (PED) tem por objetivo aperfeiçoar os estudantes de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas para o exercício da docência, através da participação em estágios nas disciplinas de graduação.

No Instituto de Geociências da UNICAMP, onde se localiza o Laboratório do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos, as vagas são ofertadas nas disciplinas de graduação, dos Cursos de Bacharelado em Geologia e Geografia e de Licenciatura em Geografia.

A seleção dos estagiários acontece por meio de um edital interno. O processo, processo seletivo do primeiro semestre de 2021 preencheu 35 (trinta e cinco) vagas de estágio com auxílio financeiro, bem como 7 vagas sem auxílio (voluntário).

Os requisitos para se candidatar a uma vaga são:

1. Ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos de pós-graduação e estar em dia com as obrigações exigidas pelo seu respectivo curso;
  2.  Estar em dia com as obrigações exigidas pelo seu programa de pós-graduação
  3. c) Apresentar Coeficiente de Rendimento (CR) mínimo de 2,75 d) Ter o de acordo explícito de seu orientador;
  4. e) Ter disponibilidade de horários para atuar nas atividades da disciplina;
  5. f) Demonstrar pré-requisitos referentes ao conteúdo da disciplina, por meio do seu histórico escolar da graduação e/ou pós-graduação.

A seleção do estagiário ficará a cargo do professor responsável pela disciplina, obedecendo aos seguintes critérios:

a) Coeficiente de Rendimento do candidato;

b) Prioridade para alunos bolsistas da CAPES, atendendo exigência da CAPES (Portaria 76/2010);

c) Prioridade para alunos que não tenham recebido bolsa do PED anteriormente; d) Afinidade com o conteúdo da disciplina de interesse.

No edital do primeiro semestre de 2021, a aluna de doutorado em Geografia Marly Silva de Morais foi selecionada para atuar como PED voluntário, na disciplina de Geomorfologia Climática e Litorânea (GF506), turma A, e o aluno de mestrado Samuel de Amaral Macedo, foi selecionado para atuar como bolsista, na turma B da mesma disciplina.

Na opinião da Marly, no estágio tem-se a chance de compreender a realidade da profissão em uma vivência cotidiana em campo, possibilitando a reflexão sobre a convergência prático-pedagógica. Assim sendo, um momento de fundamental construção pessoal enquanto profissional em formação por ser um processo de maturação da caminhada acadêmica.

Para Samuel, o PED contribui para o entendimento dos processos de ensino aprendizagem, permitindo contato desde o planejamento à execução das aulas. Segundo ele, o programa ainda permite a participação dos monitores nas aulas, com o uso de tecnologias, como o Google Earth Pro.

Ambos os monitores consideram o PED uma excelente oportunidade para suas formações enquanto futuros pesquisadores e docentes.

Figura 1 – Monitoria da disciplina de Geomorfologia Climática e Litorânea.