O Programa de Estágio Docente (PED) tem por objetivo aperfeiçoar os estudantes de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas para o exercício da docência, através da participação em estágios nas disciplinas de graduação.
No Instituto de Geociências da UNICAMP, onde se localiza o Laboratório do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos, as vagas são ofertadas nas disciplinas de graduação, dos Cursos de Bacharelado em Geologia e Geografia e de Licenciatura em Geografia.
A seleção dos estagiários acontece por meio de um edital interno. O processo, processo seletivo do primeiro semestre de 2021 preencheu 35 (trinta e cinco) vagas de estágio com auxílio financeiro, bem como 7 vagas sem auxílio (voluntário).
Os requisitos para se candidatar a uma vaga são:
- Ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos de pós-graduação e estar em dia com as obrigações exigidas pelo seu respectivo curso;
- Estar em dia com as obrigações exigidas pelo seu programa de pós-graduação
- c) Apresentar Coeficiente de Rendimento (CR) mínimo de 2,75 d) Ter o de acordo explícito de seu orientador;
- e) Ter disponibilidade de horários para atuar nas atividades da disciplina;
- f) Demonstrar pré-requisitos referentes ao conteúdo da disciplina, por meio do seu histórico escolar da graduação e/ou pós-graduação.
A seleção do estagiário ficará a cargo do professor responsável pela disciplina, obedecendo aos seguintes critérios:
a) Coeficiente de Rendimento do candidato;
b) Prioridade para alunos bolsistas da CAPES, atendendo exigência da CAPES (Portaria 76/2010);
c) Prioridade para alunos que não tenham recebido bolsa do PED anteriormente; d) Afinidade com o conteúdo da disciplina de interesse.
No edital do primeiro semestre de 2021, a aluna de doutorado em Geografia Marly Silva de Morais foi selecionada para atuar como PED voluntário, na disciplina de Geomorfologia Climática e Litorânea (GF506), turma A, e o aluno de mestrado Samuel de Amaral Macedo, foi selecionado para atuar como bolsista, na turma B da mesma disciplina.
Na opinião da Marly, no estágio tem-se a chance de compreender a realidade da profissão em uma vivência cotidiana em campo, possibilitando a reflexão sobre a convergência prático-pedagógica. Assim sendo, um momento de fundamental construção pessoal enquanto profissional em formação por ser um processo de maturação da caminhada acadêmica.
Para Samuel, o PED contribui para o entendimento dos processos de ensino aprendizagem, permitindo contato desde o planejamento à execução das aulas. Segundo ele, o programa ainda permite a participação dos monitores nas aulas, com o uso de tecnologias, como o Google Earth Pro.
Ambos os monitores consideram o PED uma excelente oportunidade para suas formações enquanto futuros pesquisadores e docentes.

Figura 1 – Monitoria da disciplina de Geomorfologia Climática e Litorânea.