Integrantes do NEAL participam do IV Congresso Brasileiro de Organização do Espaço

Durante os dias 29, 30, 31 de maio e 01 de junho de 2023, a cidade de Rio Claro, em São Paulo, foi palco de um importante encontro científico. O IV Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e o XVI Seminário de Pós-Graduação em Geografia, realizados na Unesp – Universidade Estadual Paulista, reuniram geógrafos e profissionais de áreas afins para compartilhar e discutir avanços significativos no campo da geografia brasileira.

Na ocasião, o geógrafo Idevan Gusmão Soares, membro ativo do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL) e também do Grupo de Estudos da Amazônia Oriental (GEOAMAZON), apresentou seu estudo intitulado “Análise de Índices Morfométricos da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças-MA, Brasil”, no qual investigou os aspectos morfométricos da bacia do Rio Preguiças, localizada no estado do Maranhão. Através de uma análise quantitativa rigorosa, Soares examinou as formas do relevo e a geometria da bacia, fornecendo informações valiosas para a gestão sustentável dos recursos hídricos na região. O trabalho de Soares foi um dos selecionados para publicação no periódico “Estudos Geográficos”, ISSN 1678-698X, Qualis Capes A3. É válido enfatizar que Idevan Gusmão Soares contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Paralelamente, o geógrafo Samuel de Amaral Macedo, também pesquisador do NEAL, trouxe à luz sua pesquisa intitulada “Análise Físico-Ambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio das Almas, Bahia”. Sua pesquisa abordou a análise abrangente das características físicas e ambientais da sub-bacia do Rio das Almas, contribuindo para uma compreensão mais profunda do ecossistema local. O trabalho completo será publicado nos anais do “IV CBOE”. A relevância de seu trabalho também foi amparada pela CAPES, um componente crucial para o êxito de sua pesquisa.

O evento não apenas promoveu a disseminação do conhecimento acadêmico, mas também facilitou a troca de experiências entre os participantes. O engajamento ativo de Samuel de Amaral Macedo e Idevan Gusmão Soares em abordar questões geográficas complexas demonstra o compromisso contínuo do Instituto de Geociências da Unicamp em conduzir pesquisas que contribuam para a compreensão e preservação do nosso espaço geográfico.