Integrantes do NEAL participam do XIV Simpósio Nacional de Geomorfologia

Entre os dias 24 e 31 de agosto de 2023, a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, foi palco do XIV Simpósio Nacional de Geomorfologia, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde se reuniram geomorfólogos e profissionais de áreas afins para compartilhar e discutir avanços significativos no campo da geomorfologia brasileira.

Samuel Macedo, Diego Salvador, Matheus Moriconi e Jhonatan Gomes

Na ocasião, o geógrafo Diego Silva Salvador, membro ativo do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL), apresentou seu estudo intitulado “Análise temporal da Praia Formosa na planície costeira de Fortaleza, Ceará, Brasil”, no qual investigou as transformações socioespaciais em escala temporal e espacial. Através de uma análise quantitativa rigorosa, Salvador fornece informações valiosas para o ordenamento e gestão do território. O trabalho completo será publicado nos anais do evento. A relevância de seu trabalho foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Geógrafo e Doutorando Diego Silva Salvador

Paralelamente, o geógrafo Samuel de Amaral Macedo, também pesquisador do NEAL, trouxe à luz sua pesquisa intitulada “Mapeamento Geomorfológico de uma Ilha do Município-Arquipélago de Cairu, Bahia”. Sua pesquisa propõe a complementação do mapeamento geomorfológico para toda a área em estudo, fornecendo um documento cartográfico completo para o ordenamento e gestão do território pelo município. O trabalho completo será publicado nos anais do evento. O seu trabalho também foi amparado pela CAPES, um componente crucial para o êxito de sua pesquisa.

Geógrafo e Doutorando Samuel de Amaral Macedo

Também participou do evento o graduando em Geografia, Jhonatan Gomes, com a apresentação de dois trabalhos acadêmicos, ambos derivados do seu trabalho de conclusão de curso. Um deles foi apresentado na modalidade oral, “Índice de dissecação do relevo do município de Salinas da Margarida, Bahia”, que tem por objetivo construir uma base para o mapeamento geomorfológico da área em estudo, e o outro trabalho, “Análise Espaço-temporal da Cobertura Vegetal e Uso da Terra no Município de Salinas da Margarida, Bahia, Brasil”, que buscou compreender a dinâmica do uso e cobertura da terra da área estudada, entre 1980 e 2022. As atividades realizadas por Jhonatan são amparadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Graduando em Geografia Jhonatan Gomes

Todos os trabalhos apresentados pelos integrantes do Neal foram orientados pela professora e pesquisadora Doutora Regina Célia de Oliveira, líder do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos e do Grupo de Pesquisa “A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros”, que atua no Laboratório de Geomorfologia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhando conjuntamente com os integrantes do Neal, no Laboratório de Geomorfologia, Matheus Moriconi, integrante do grupo de pesquisa “Análise Ambiental e Dinâmica Territorial” na condição de mestrando em Geografia, participou do evento com a apresentação do trabalho “Sistema de Leques Aluviais coalescentes na Bacia da Lagoa Azul (Porto Seguro/BA): considerações iniciais sobre gênese e evolução”, o qual permite detectar a temporalidade e a causa da erosão costeira na região, além de avançar na geomorfologia de base. Moriconi é orientado pelo professor doutor Archimedes Perez Filho. Seu trabalho é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Geógrafo e mestrando Matheus Moriconi

O evento não apenas promoveu a disseminação do conhecimento acadêmico, mas também facilitou a troca de experiências entre os participantes. O engajamento ativo de Samuel de Amaral Macedo, Diego Salvador, Jhonatan Gomes e Matheus Moriconi em abordar questões geomorfológicas complexas demonstra o compromisso contínuo do Instituto de Geociências da Unicamp em conduzir pesquisas que contribuam para a compreensão e preservação do nosso espaço geográfico.