Integrantes do Neal participaram do V Simpósio de Geografia Física do Nordeste

No período compreendido entre os dias 24 e 27 de outubro de 2023, a cidade de Recife, localizada no estado de Pernambuco, desempenhou o papel de anfitriã para o V Simpósio de Geografia Física do Nordeste e o III Workshop de Geomorfologia e Geoarqueologia do Nordeste. Este evento de destaque ocorreu nas instalações da prestigiosa Universidade Federal de Pernambuco e reuniu especialistas em Geografia e áreas afins. O propósito foi promover a disseminação e o debate de notáveis avanços no campo da Geografia no contexto brasileiro.

Durante essa notável ocasião, a doutoranda em Geografia, Marly Silva de Morais, que também exerce a função de pesquisadora no Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL), apresentou sua pesquisa intitulada “Erosão na zona costeira do Araçagy, Ilha do Maranhão”. Segundo Marly, o estudo aponta que o processo de voçorocamento no bairro do Araçagi foi influenciado por uma combinação de fatores naturais, notadamente a água da chuva, e ação antrópica. Este último fator, relacionado à ocupação irregular da região e ao desmatamento para construção de moradias, desempenhou um papel crucial na intensificação da erosão. Entretanto, deve-se ressaltar que os agentes naturais desempenham um papel predominante nesse processo. O trabalho completo será submetido aos anais do evento, e é relevante destacar que a pesquisa de Marly foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Geógrafa e doutoranda Marly Silva de Morais

Em paralelo, a doutoranda em Geografia, Sarah Andrade Sampaio, membro ativo do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL), apresentou sua pesquisa intitulada “Identificação de atividades de extração mineral e danos ambientais associados: estudo de caso no município de Ipiaú, estado da Bahia, Brasil”. Para Sarah, o cerne de seu estudo reside na identificação das áreas sujeitas a processos regulares e irregulares de extração mineral, assim como na análise dos impactos ambientais diretos e indiretos decorrentes dos diferentes métodos de exploração. O estudo também busca caracterizar os impactos ambientais resultantes das atividades de extração mineral e sua influência na sustentabilidade local, concentrando-se no município de Ipiaú, Bahia. Sarah destaca que a metodologia proposta tem a potencialidade de ser adotada tanto pelo poder público municipal quanto por organizações dedicadas à proteção e gestão ambiental participativa, visando aprimorar a eficácia das regulamentações ambientais em âmbito federal, estadual e municipal. Como no caso anterior, o trabalho integral será registrado nos anais do evento, e a importância desta pesquisa foi respaldada pelo financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Geógrafa e doutoranda Sarah Andrade Sampaio

Sarah também ministrou um minicurso em colaboração com o Dr. Sirius Oliveira Souza (UNIVASF) e o Dr. Kleber Lima (UFPE), intitulado “Introdução ao Mapeamento Geomorfológico e suas Contribuições ao Planejamento Ambiental” durante o V Simpósio de Geografia Física do Nordeste.

Sarah Andrade Sampaio, Sirius Oliveira Souza e Kleber Lima

Adicionalmente, a geógrafa Mariana Correia Aquino participou do evento, apresentando, na modalidade de comunicação oral, seu estudo intitulado “Análise funcional da planície costeira relacionada à linha de costa no litoral leste de Fortaleza, Ceará, Brasil”. De acordo com Mariana, o estudo busca estabelecer uma correlação entre a variação da linha de costa e os sistemas geomorfológicos, apresentando as dinâmicas dos processos energéticos e materiais que moldam a paisagem costeira no litoral leste de Fortaleza. Mariana utilizou como fundamentação teórico-metodológica os princípios da Geoecologia da Paisagem. Importa ressaltar que o litoral leste de Fortaleza apresenta duas praias proeminentes: Sabiaguaba-Cofeco e Praia do Futuro. No contexto dessas investigações, destaca-se a função de armazenamento/acumulação, caracterizada pela presença de lagunas interdunares que acumulam sedimentos em direção ao continente, com posterior drenagem pelo Rio Cocó, um processo conduzido pelo geofluxo eólico litorâneo. Um elemento distintivo observado é a ausência de retroalimentação nas faixas de praia. Cumpre ressaltar que obteve destaque durante a avaliação, sendo indicado para publicação em um periódico científico parceiro. É relevante sublinhar que Mariana Correia Aquino contou com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Geógrafa e doutoranda Mariana Correia Aquino

Todos os trabalhos apresentados pelas integrantes do Neal foram orientados pela professora e pesquisadora Doutora Regina Célia de Oliveira, líder do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos e do Grupo de Pesquisa “A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros”, que atua no Laboratório de Geomorfologia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Rolar para cima