Integrantes do Neal atuaram como avaliadores de trabalhos científicos em eventos acadêmicos

O geógrafo e doutorando em geografia, Samuel de Amaral Macedo, desempenhou o papel de avaliador no V Simpósio de Geografia Física do Nordeste e no III Workshop de Geomorfologia e Geoarqueologia do Nordeste, realizados de 24 a 27 de outubro de 2023, na cidade de Recife. Com uma carga horária total de 48 horas, Macedo contribuiu ativamente para a análise e julgamento dos trabalhos científicos apresentados.

Macedo compartilhou sua perspectiva sobre a importância de participar como avaliador em eventos acadêmicos. Para ele, esta experiência proporciona uma oportunidade valiosa para o aprimoramento de habilidades críticas, exposição a diversas áreas do conhecimento, desenvolvimento de redes de contatos no âmbito acadêmico, aprimoramento da comunicação escrita e contínuo aprendizado. Além disso, destaca a contribuição para a comunidade acadêmica, o reconhecimento acadêmico e o fortalecimento das habilidades argumentativas, elementos cruciais para a formação acadêmica e a busca pela excelência científica.

Da mesma forma, o geógrafo e doutorando Idevan Gusmão Soares também desempenhou um papel ativo como avaliador, participando no 17º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC), realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2023, e no XXXI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, que ocorreu nos dias 25 a 27 de outubro. Além da avaliação criteriosa dos trabalhos escritos, Idevan também teve a responsabilidade de avaliar as apresentações em formato de pôster, ao lado de seus colegas do Instituto de Geociências.

Geógrafo e doutorando Idevan Soares Gusmão e colegas do Instituto de Geociências

Soares enfatiza a relevância de sua atuação como avaliador em eventos científicos, destacando que tal experiência enriqueceu sua trajetória acadêmica. Ele teve a oportunidade de aprender com trabalhos de excepcional qualidade, produzidos por alunos de graduação que contaram com a orientação de renomados pesquisadores da Embrapa. Esta troca de conhecimentos e experiências desempenha um papel fundamental na formação dos futuros profissionais da pós-graduação, contribuindo para seu desenvolvimento acadêmico e científico.