No período de 09 a 13 de outubro de 2023, Palmas, Tocantins, assumiu o papel de anfitriã para o XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, com o tema “Geografias da Esperança: Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo”. Este evento teve como cenário as instalações da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e congregou discentes de pós-graduação em Geografia e áreas correlatas.
Durante o encontro, Idevan Gusmão Soares, doutorando em Geografia e membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL), apresentou sua pesquisa intitulada “A Dinâmica do Uso e Cobertura da Terra na Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças, Maranhão – Brasil”, um recorte das discussões em curso de sua tese de doutorado. A apresentação desses resultados no eixo temático de Geotecnologias e Métodos de Representação na Análise Espacial teve suma importância, constituindo uma oportunidade para obter contribuições de estudantes e professores de diversas universidades brasileiras, além de disseminar conhecimentos científicos pertinentes à temática. O trabalho completo foi submetido aos anais do evento, e é relevante salientar que a pesquisa de Idevan foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Outra participante foi a doutoranda em Geografia, Marly Silva de Morais, também integrante do NEAL, que apresentou sua pesquisa intitulada “A Geoecologia das Paisagens como Subsídio ao Planejamento Territorial e Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Tibiri, São Luiz-MA”. Segundo Marly, “A gestão e planejamento de bacias hidrográficas abrangem diferentes escalas espaciais e temporais, tanto no que se refere ao contexto biofísico envolvido quanto à estrutura e diferentes instâncias institucionais e organizacionais que sustentam o desenvolvimento humano da região. A ampla variação desses ambientes, sejam naturais ou alterados pelo homem, exige o conhecimento das características ambientais para a elaboração de projetos adequados, visando minimizar os impactos sobre a flora e fauna local. Os resultados alcançados são de grande importância para a reavaliação do atual Zoneamento, visando proporcionar maior agilidade no processo de tomada de decisões, garantindo uma gestão territorial planejada e sustentável, minimizando e evitando problemas ambientais já existentes na área”. O completo foi submetido aos anais do evento, e é relevante destacar que a pesquisa de Marly foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Todos os trabalhos apresentados pelos integrantes do NEAL foram orientados pela professora e pesquisadora Doutora Regina Célia de Oliveira, líder do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos e do Grupo de Pesquisa “A Dinâmica das Paisagens em Ambientes Costeiros”, atuante no Laboratório de Geomorfologia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.