Doutorandos do Neal participam XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

No período de 09 a 13 de outubro de 2023, Palmas, Tocantins, assumiu o papel de anfitriã para o XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, com o tema “Geografias da Esperança: Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo”. Este evento teve como cenário as instalações da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e congregou discentes de pós-graduação em Geografia e áreas correlatas.

Durante o encontro, Idevan Gusmão Soares, doutorando em Geografia e membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL), apresentou sua pesquisa intitulada “A Dinâmica do Uso e Cobertura da Terra na Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças, Maranhão – Brasil”, um recorte das discussões em curso de sua tese de doutorado. A apresentação desses resultados no eixo temático de Geotecnologias e Métodos de Representação na Análise Espacial teve suma importância, constituindo uma oportunidade para obter contribuições de estudantes e professores de diversas universidades brasileiras, além de disseminar conhecimentos científicos pertinentes à temática. O trabalho completo foi submetido aos anais do evento, e é relevante salientar que a pesquisa de Idevan foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Doutorando Idevan Soares Gusmão

Outra participante foi a doutoranda em Geografia, Marly Silva de Morais, também integrante do NEAL, que apresentou sua pesquisa intitulada “A Geoecologia das Paisagens como Subsídio ao Planejamento Territorial e Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Tibiri, São Luiz-MA”. Segundo Marly, “A gestão e planejamento de bacias hidrográficas abrangem diferentes escalas espaciais e temporais, tanto no que se refere ao contexto biofísico envolvido quanto à estrutura e diferentes instâncias institucionais e organizacionais que sustentam o desenvolvimento humano da região. A ampla variação desses ambientes, sejam naturais ou alterados pelo homem, exige o conhecimento das características ambientais para a elaboração de projetos adequados, visando minimizar os impactos sobre a flora e fauna local. Os resultados alcançados são de grande importância para a reavaliação do atual Zoneamento, visando proporcionar maior agilidade no processo de tomada de decisões, garantindo uma gestão territorial planejada e sustentável, minimizando e evitando problemas ambientais já existentes na área”. O completo foi submetido aos anais do evento, e é relevante destacar que a pesquisa de Marly foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Apresentação da doutoranda Marly Silva de Morais

Todos os trabalhos apresentados pelos integrantes do NEAL foram orientados pela professora e pesquisadora Doutora Regina Célia de Oliveira, líder do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos e do Grupo de Pesquisa “A Dinâmica das Paisagens em Ambientes Costeiros”, atuante no Laboratório de Geomorfologia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.