Coordenadora do Neal Participou de Congresso Internacional

O I Simpósio Internacional de Estudos Históricos, Antropológicos e Sócio-religiosos Regionais integra a II Convenção Científica Internacional da Universidade de Cienfuegos, aconteceu de 24 a 27 de outubro de 2023, no município de Cienfuegos, Cuba. Este evento, organizado pelo Departamento de Marxismo, Estudos Socioculturais e História, bem como pela Cátedra “Samuel Feijóo” de Antropologia Sociocultural da Universidade de Cienfuegos, contou com o co-patrocínio de diversas instituições prestigiosas, incluindo o “Museu Antropológico Montané”, a União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) – Seção de Literatura Histórica e Social -, o Instituto de História de Cuba, a União dos Historiadores de Cuba (UNHIC), o Projeto Rota do Patrimônio “Padre Las Casas”, o Gabinete de Arqueologia do Gabinete do Historiador de Havana e o Instituto Cubano de Antropologia (ICAN).

Durante o evento, a líder do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos, Professora Doutora Regina Célia de Oliveira, enriqueceu a programação com a apresentação de sua pesquisa científica intitulada “Escenarios de vulnerabilidades y riesgos para las comunidades en los espacios costeros brasileños: una reflexión tiempo-espacial”. Na sua apresentação oral, Regina compartilhou um recorte do estudo de caso nas comunidades costeiras do município de Cairu, Bahia, levantando uma discussão sobre cenários e subsídios cruciais para a compreensão e mitigação das desigualdades socioespaciais. Segundo a líder do Neal, a pesquisa oferece uma base sólida para a proposição de medidas adequadas à realidade do município, visando a redução das vulnerabilidades e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Além disso, Regina teve a oportunidade de dialogar com pesquisadores das Universidades de Cienfuegos e Universidade de Havana sobre a possibilidade de estabelecimento de parcerias que ajude a ampliar a internacionalização da Unicamp. A internacionalização acadêmica refere-se aos processos e estratégias adotadas por instituições de ensino superior para promover a colaboração e a integração em nível internacional. Isso envolve uma série de atividades, políticas e programas destinados a criar uma perspectiva global na educação, pesquisa e serviço à comunidade.