I SSAS 2019

.

I Seminário Solos, Ambiente e Sociedade

Diferentes perspectivas das alterações antrópicas nos solos e em suas dinâmicas

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Mundial do Solo, data esta instituída pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que visa promover o debate e a conscientização sobre o uso e manejo adequado dos solos, destacando-se também os efeitos de impacto causados pelo seu uso e ocupação.

Os solos cumprem diversas funções ecossistêmicas, abriga a biodiversidade e participa de ciclos biogeoquímicos. É fundamental para a produção de alimentos, combustível e fibras. Serve de base para edificações e demais estruturas, ademais, pode preservar registros históricos do uso e ocupação humana, revelando transformações no ambiente ao longo do tempo.

Apesar do reconhecimento de sua importância e compressão de seu uso como recurso finito, a conservação dos solos tem sido negligenciada estando à margem das pautas de discussão e conscientização ambiental.

De acordo com Ildegardis Bertol, diretor da divisão de uso e manejo do solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBSC):

“A população em geral pouco se preocupa com as consequências da ação predatória do homem sobre o solo. Normalmente, ela foca em problemas climáticos e as consequências sobre a água. Esses problemas são amplamente divulgados e comentados pela grande mídia nacional. No entanto, a população não se dá conta de que o solo é o único recurso natural que sustenta a vida na terra e que se encontra em condições críticas quanto à sua preservação e conservação, também porque a mídia não trata disso”

Neste contexto, o LABPED promoverá o I Seminário Solos, Ambiente e Sociedade: diferentes perspectivas das alterações antrópicas nos solos e suas dinâmicas. Propõe-se promover o debate sobre a importância do gerenciamento sustentável dos solos, relacionando os impactos causados pelo uso e ocupação com desencadeamento de processos erosivos, movimentos de massa e alterações das propriedades físico-químicas dos solos. O evento ocorreu no dia 5 de dezembro de 2019, na sala IG220 do Instituto de Geociências da Unicamp e contou com a participação da Profa. Dra. Selma Simões de Castro e dos Professores Dr. Francisco Sergio Bernardes Ladeira, Estéfano Semene Gobbi e Alfredo Borges de Campos.

GALERIA DE FOTOS

APRESENTAÇÕES