Integrante do Neal fala sobre o Projeto Sucata Eletrônica em entrevista à TV Alfenas

A integrante do Neal e doutoranda em Geografia Jéssica Santos Braz foi entrevistada pela TV Alfenas, no dia 24 de outubro de 2022, para falar do Projeto Sucata Eletrônica, realizado na Escola Estadual João Lourenço, no município de Areado, Minas Gerais.

Além de Jéssica, o projeto também é coordenado pela professora Daniela de Oliveira Ruela, responsável pela disciplina de ciências na natureza, professora Maria Luciene, da disciplina de geografia, e professor Lenon Couto Ferreira, coordenador do primeiro ano (novo ensino médio), os quais representam todos outros professores que realizam iniciativas voltadas também ao projeto.

Segundo Jéssica, é um projeto multidisciplinar, que envolve os alunos do ensino fundamental e do ensino médio das ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas, motivado pelas questões ambientais que envolvem o descarte incorreto das sucatas eletrônicas.

Professoras Jéssica, Daniella, Maria Luciene, professor Lenon, e os estudantes engajados no projeto.

Além disso, foi estabelecida uma parceria com a instituição Vida Viva de Alfenas, a qual atua ajudando milhares de pessoas que travam uma árdua luta com o câncer, sendo todo recurso oriundo da venda da sucata destinados para compra de medicamentos, diz Jéssica.

O Projeto Sucata Eletrônica extrapola os muros da Escola Estadual João Lourenço, mobilizando a comunidade Areadense, e se torna um modelo a ser seguido por outras instituições escolares brasileiras.

Para Jéssica, a importância do projeto está correlacionado com a sustentabilidade no que se refere a consciência ambiental em relação ao descarte incorreto de equipamentos eletrônicos e a solidariedade, visto que o que não tem mais utilidade para as pessoas se transforma em forma de esperança para as pessoas que lutam contra o câncer.