por Diego F.T. Machado
Lançamento do livro: OS HUMANOS E A AGRICULTURA – Desde a pré-história até o final do
século XIX, por Carlos Roberto Espindola e Nirlei Maria Oliveira. Uma abordagem ampla e de propósito didático, sobre as transformações do espaço geográfico ao longo do tempo pelas ações do homem, desde seus primórdios nômade no Planeta, até a sedentarização que a agricultura organizada pôde lhe garantir.
“O livro traça uma linha temporal resgatando estudos e pesquisas sobre os indivíduos do gênero Homo, desde os primitivos “hominídeos” da pré-história, perpassando pela Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea”
De acordo com os autores, o livro busca trazer numa linguagem mais acessível, capaz de dialogar amplamente com pesquisadores, estudiosos e curiosos pelo assunto. O recorte histórico compreende até o final do século XIX, pois, a partir do século seguinte a produção científica sobre o tema, se torna de fácil acesso.
Nem sempre a dimensão histórica traçada é abordada em cursos de graduação e pós-graduação em que as “humanidades” costuma ser relegadas em seu conteúdo. Os humanos e a agricultura desde a pré-história até o final do século XIX” busca jogar luz em lacunas supostamente não contempladas em publicações especificas de áreas que demandam conhecimento sobre esta temática
O livro está disponível nas versões Impressa e Digital – pode ser adquirido em diversas plataformas de compras virtuais: Clube de Autores; Amazon; Livraria Cultura; Google Play; Rakuten kobo e Apple.
Sobre os autores