Destaques do Dia Mundial dos Solos 2021

por: Diego F. T. Machado.

A FAO publicou recentemente o relatório da campanha de 2021 do Dia Mundial do Solos, e mais uma vez o Brasil se destacou no número de iniciativas.


No dia 05 de dezembro é comemorado o Dia Mundial do Solo, evidenciando a importância de solos saudáveis para uma vida saudável.

O tema proposto para 2021 foi “Halt Soil Salinization, boos soil productivity” (Impedir a salinização dos solos para aprimorar a produtividade).

A salinização reduz muito a produtividade do solo e a prestação de serviços ecossistêmicos. com estas desafios em mente, os participantes se reuniram para trocar seu conhecimento, experiência, interesse e compromisso com a proteção e gestão dos solos do nosso planeta para que sejam preservados para as gerações futuras.

Os eventos ao redor do mundo

Diversos foram as abordagens utilizadas para abordar a importância da preservação e conservação dos solos ao redor do globo.

A campanha alcançou milhões de pessoas na República Popular da China (126 eventos), Índia (67), Reino da Tailândia (62), Brasil (50), México (29), Espanha (27), Paquistão (19) bem como nos Estados Unidos da América e na Itália (13). Outros países com Argentina, Irã, Indonésia, Cuba, Turquia. Equador, Portugal, Peru, Egito, Ucrânia, Malásia, Polônia e Bolívia, também foram representados durante as celebrações.

Concurso de Livros Infantis

Foram 27 fantásticos livros recebidos de 14 países. Os livros estão disponíveis para download apenas na versão em língua inglesa no site da FAO (Acesse). Os três primeiros colocados foram:

O primeiro classificado foi “The Beetles: a Salty Soil Journey” de Teresa Porter, Franco López Campomane e Lewis Fausak da University of British Columbia, Canadá;

Em segundo lugar: “Solo Extraordinário da Terra para Todos os Organismos Vivos. Aprendendo, pensando e agindo!” por Marcela Bianchessi da Cunha Santino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil;

O Terceiro classificado: “Por que não se pode plantar nos campos?” por Song Zikang, Universidade de Geociências da China, República Popular da China (RPC).

Brasil ganha destaque nas comemorações do WSD

Mais uma vez o Brasil fica entre os países com maior número de iniciativas voltadas as comemorações do Dia Mundial dos Solos (WSD). Foram 50 atividades registradas no site da F.A.O., além de cinco livros inscritos no concurso de Livro Infantis.

Solo Extraordinário da Terra para Todos os Organismos Vivos. Aprendendo, pensando e agindo! por Marcela Bianchessi da Cunha Santino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); (baixe aqui).

Get out of here, salinity, leave mu soil alone, de Adriana de Fátima e Rivaldo Vital; (ENG – baixe aqui) (PT-BR – baixe aqui).

Solinho in the Caatinga. Halt soil salinization, Boost soil productivity, de Bruna Arruda, Marcia Vidal Candido Frozza, Nayana Alves Pereira, Clécia Cristina Barbosa Guimarães, Aldeir Ronaldo Silva, Antonio Carlos de Azevedo, Tiago Ramos de Azevedo, Josiane Millani Lopes Mazzetto, Wilfrand Freney Bejarano Herrera, Beatriz Rosa Chiodeli e Cyan Turner; (ENGbaixe aqui).

The History of Rocky, the Soil, DE Bruna Vicente; (ENG – baixe aqui).

The fun soil profiles in: How to reduce soil salinization to increase productivity, de Adriana Ribon; (ENG – baixe aqui).

Dentre os eventos, o LABPED organizou o III Seminário Solos, Ambiente e Sociedade. Foram realizados painéis debatendo a importância da educação e solos, a importância da divulgação científica e das políticas públicas voltadas a inventariação e planejamento para o uso do solo como recurso. Além disso, palestras abordando as propriedades e cuidados com solos salinos foram conduzidas por experientes profissionais e cientistas.

Todo material pode ser acessado no site ou no canal no YouTube.

Glinka World Soil Prize

O prêmio anual concedido desde 2016 a pesquisadores por suas contribuições diretas para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e redução da pobreza.

A Dra. Lydie-Stella Koutika foi a vencedora da edição de 2021. Ela é uma conhecida cientista do solo da República do Congo com mais de 30 anos de experiência em pesquisa aplicada em agroecossistemas.

Lydie-Stella Koutika Fonte: Reprodução FAO World Soil Day – 5 December 2021. Campaign Report

Sua pesquisa se concentra na saúde do solo e nos processos de degradação para combater a insegurança alimentar e promover a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O prémio reconhece a sua contribuição para melhorar e expandir o conhecimento dos solos africanos e o impacto considerável que teve na comunidade científica e nos meios de subsistência dos agricultores.

Prêmio King Bhumibol

Lançado em 2018, o Prêmio do Dia Mundial do Solo King Bhumibol reconhece indivíduos ou instituições que aumentam a conscientização pública sobre os solos, organizando celebrações bem-sucedidas e influentes do Dia Mundial do Solo.

O Instituto de Ciência do Solo da Nigéria (NISS) ganhou a edição de 2021 por seu compromisso em aumentar a conscientização sobre a importância de solos saudáveis.

Nigeria Institute of Soil Science (NISS) Fonte: Reprodução FAO World Soil Day – 5 December 2021. Campaign Report

O NISS é a organização responsável pela coordenação, orientação e gestão daqueles que trabalham em ciência do solo, pesquisa e educação na Nigéria.

O NISS organizou uma série de eventos envolvendo diferentes atores em todos os setores; projetos educacionais em escolas primárias e secundárias, comícios, caminhadas, conferências de especialistas, simpósios, oficinas, apresentações artísticas, ensaios em fazendas e exibições.

As celebrações foram amplamente divulgadas online e foram divulgadas por seis jornais nacionais, atingindo cerca de meio milhão de pessoas na Nigéria.


Fonte: World Soil Day – 5 December 2021. Campaign Report


Posted in Notícias and tagged .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *