A coordenadora do NEAL concedeu uma entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo para falar sobre a tragédia ocorrida no litoral norte de São Paulo

A Professora Doutora Regina Célia de Oliveira, coordenadora do NEAL, é graduada em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Possui mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e pós-doutorado em Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia da Universidade de Havana, em Cuba (2019).

Atualmente, a Professora Doutora Regina é livre-docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas, com vasta experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional. Suas principais áreas de atuação incluem Geomorfologia e Planejamento, Zoneamento Ambiental e Gestão de Zonas Costeiras.

Profª. Drª. Regina Célia de Oliveira em entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo

Desde 2005, a Profª. Drª. Regina tem realizado pesquisas sobre a dinâmica das paisagens no litoral de São Paulo. Ela orientou as teses intituladas “Proposta de zoneamento geoambiental como subsídio ao planejamento do uso e da ocupação na Região Costa das Baleias (Bahia)” (FAPESP/13/25003-2), “Zoneamento geoambiental do litoral do estado de São Paulo e litoral norte fluminense do estado do Rio de Janeiro como instrumento de ordenamento territorial” (FAPESP/11/20320-4), “Zoneamento geoambiental do litoral do estado de São Paulo e litoral norte fluminense do estado do Rio de Janeiro como instrumento de ordenamento territorial” (FAPESP/12/13717-8) e “Estado ambiental da paisagem da Região Metropolitana da Baixada Santista – SP”.

Durante a entrevista ao programa “Fantástico” do dia 26 de fevereiro de 2023, dentro da pauta “Entenda como a ocupação urbana sem planejamento abriu caminho para a tragédia no Litoral Norte de São Paulo”, a Profª. Drª. Regina comentou que o desastre ocorrido no litoral norte de São Paulo não foi causado exclusivamente pela quantidade de chuva, sendo apenas o fator deflagrador de uma tragédia anunciada na paisagem. Ela destacou que a intervenção humana ocorre sem o planejamento adequado em uma região que apresenta susceptibilidade a deslizamento de massa.